/apidata/imgcache/549f3fc0157016a43dd56bf88fdc40a2.jpeg?banner=top&when=1767257895&who=6

VÍDEO: Agressão por intolerância religiosa é registrada em São Chico

Caso foi registrado na manhã deste sábado, em São Chico, agressor usou até enxada para praticar a violência.

Atualizado em 06/12/2025 às 16:12, por Leandro Schmitz.

A foto mostra um pé descalço  e machucado usando um chinelo (sandália) sobre um piso de concreto intertravado (blocos de pavimentação).

Pés e rosto foram agredidos durante o ato intolerante. Fotos: Arquivo pessoal

Um episódio de agressão e violência por intolerância religiosa foi registrado em São Francisco do Sul, na manhã deste sábado (29).

Documentos e vídeos anexados confirmam o registro de um Termo Circunstanciado (BO-TC) pela Polícia Militar, que aponta fatos de Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo (Consumado), Ameaça, e Lesão corporal leve – Dolosa (Consumado). O caso ocorreu na Rua Francisco Machado de Souza, no bairro Paulas.

 

Vítimas relatam agressões e ameaças

Os relatos contidos no Termo Circunstanciado descrevem uma escalada de violência e intimidação. Uma das vítimas, identificada como Deyvid Breis, conhecido pai de santo da região, o qual conta que após um homem que estava presente no local ir até seu carro, ele retornou e tentou agredi-lo. A agressão só foi impedida pelas pessoas que acompanhavam o agressor.

/apidata/imgcache/8c69ec5b96e20a6aa87f5eb4f3636fd1.png?banner=postmiddle&when=1767257895&who=6

“Logo em seguida, ele veio até onde eu estava e veio para me agredir. Só não me agrediu, pois as outras pessoas que estavam com ele o seguraram.”

Llll

Pouco tempo depois, outro indivíduo se juntou ao grupo, proferindo ameaças contra Deyvid, afirmando que faria uma ligação para que ambos perdessem seus empregos. Este mesmo rapaz iniciou filmagens. Ao tentar tirar o celular da mão do agressor, o mesmo afirma que Deyvid o agrediu com um “mata-leão”.

Lll


Intervenção da Polícia Militar

A intervenção policial foi crucial para encerrar a situação. Indianare Silvano Alves, outra testemunha, relatou que a discussão já estava em andamento quando chegou. Ela ameaçou chamar a polícia e, em seguida, fez a ligação. Foi a chegada da polícia que, segundo o relato de Deyvid, pôs fim à agressão física.

/apidata/imgcache/6db7471e1554bc6e2d58b1d1a95972bf.jpeg?banner=postmiddle&when=1767257895&who=6

O Termo Circunstanciado foi lavrado e todos os termos correlatos foram expedidos. Os envolvidos serão agora orientados sobre os próximos passos, incluindo atendimento no Departamento Médico-Legal (DML), conforme consta no documento.

 


Leandro Schmitz

Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.