Reforma da Escola Municipal Paul Harris vira alvo de cobranças após alagamento em Joinville
Pais de alunos e um vídeo que circula nas redes sociais afirmam que obras na escola não estão oferecendo segurança às crianças e adolescentes. O investimento da prefeitura é de R$ 11,6 milhões e o prazo de conclusão está acabando. Veja os detalhes.
Foto: Internet
A situação da Escola Municipal Paul Harris, no bairro São Marcos, tem sido motivo de preocupação para pais e alunos. Denúncias que chegaram ao Chuville Notícias apontam transtornos. Pais de alunos questionam o andamento das obras de reforma e ampliação da unidade e até mesmo a segurança das crianças e adolescentes com materiais que estariam expostos. O vereador Cleiton Profeta chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais mostrando mais detalhes.
A escola é objeto de um vultoso investimento de R$ 11,6 milhões. O projeto prevê a reforma completa do prédio atual, que possui pouco mais de 2.031 m², além de uma ampliação de 1.526 m². Segundo o cronograma oficial, os trabalhos tiveram início em março de 2024 e o contrato possui um prazo total de 24 meses para execução, ou seja, falta pouco mais de 15 dias para encerrar.
O incidente da chuva
A polêmica ganhou força na última quinta-feira (12), quando uma forte chuva atingiu a região. Vídeos registraram vazamentos de água no pátio da escola. De acordo com a Secretaria de Educação, o problema foi localizado em uma calha específica.
Em nota, a pasta informou que ontem (13), uma equipe técnica esteve na escola para realizar a manutenção corretiva e garantir que o escoamento da água seja normalizado, minimizando os impactos.
Segurança e falta de conforto
A denúncia aponta ainda que algumas salas de aula estão sem ar condicionado, obrigando as crianças serem deslocadas para outros espaços devido ao calorão que fez nesta semana. O pátio de educação física ainda estaria com fios elétricos expostos de maneira inadequada, evidenciando a falta de cuidado com a segurança escolar. Banheiros ainda não estariam finalizados, mas já estão sendo utilizados pelos alunos.
Atualmente, a obra encontra-se na fase de acabamentos e intervenções estruturais. Para viabilizar as aulas, a prefeitura afirmou que os espaços em obras foram isolados para garantir a segurança dos estudantes.
"Os trabalhos seguem, inclusive, aos fins de semana para reduzir os transtornos e acelerar a entrega", informou a secretaria por meio de nota, sem mencionar, no entanto, se haverá prorrogação contratual em caso de atraso.
Até o momento, novas salas de aula já foram erguidas e a instalação do telhado foi concluída, restando agora os detalhes finais e os ajustes de infraestrutura.

Leandro Schmitz
Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.









