Temporal causa estragos em terminal e deixa bairros sem energia em Joinville
Apenas cerca de 30 minutos de ventania e chuva forte foram suficientes para deixar pontos alagados, alguns bairros sem luz e prejuízos financeiros.
Foto Divulgação
O temporal que caiu na noite deste sábado (27) em Joinville foi rápido, porém suficiente para causar estragos em vários pontos da cidade. Depois de mais um dia de calor intenso, com temperaturas que passaram dos 35º, por volta das 20h os relâmpagos começaram, acompanhados de ventos que chegaram a derrubar algumas árvores, sobretudo na zona sul.
A chuva forte caiu durante cerca de 30 minutos e causou alguns pontos de alagamentos, também na zona sul. Porém o que mais causou transtorno foi a falta de energia. Bairros como Aventureiro, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Anita Garibaldi, Vila Cubatão e outros 8 bairros ficaram relataram queda de energia. De acordo com a Celesc, cerca de 14 mil unidades consumidoras ficaram às escuras.
No bairro Aventureiro, um cidadão teve o pneu do seu carro furado devido à tampa de um bueiro que virou e quebrou.
Principais Ocorrências
Danos no Terminal do Iririú: Parte da cobertura do Terminal do Iririú cedeu durante a tempestade. Felizmente, não houve feridos, e a área já foi isolada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana. A operação dos ônibus segue com adaptações nas plataformas.
Alagamentos: Pontos críticos foram registrados nas ruas Waldemiro José Borges, Florianópolis e Monsenhor Gercino.
Quedas de Árvores: Até as 22h30, quatro árvores haviam caído nas ruas Fernando Machado, Antonio Haritsch, Canoas e Beija-flor. Bombeiros Voluntários atuam na desobstrução das vias.
A Defesa Civil garantiu que não houve vítimas, apenas danos materiais. A previsão é de temperaturas elevadas e temporal para este domingo (28). A atenção deverá ser redobrada.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários 193.

Leandro Schmitz
Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.







