/apidata/imgcache/549f3fc0157016a43dd56bf88fdc40a2.jpeg?banner=top&when=1767252706&who=6

Alagamentos suspendem terminais e elevam alerta em Joinville

Em duas horas, cidade registra 71 mm de chuva e Defesa Civil eleva alerta para nível laranja. A programação do Natal de Joinville de hoje foi interrompida.

Atualizado em 29/12/2025 às 19:12, por Redação.

Rua urbana completamente alagada, com água cobrindo toda a pista e parte das calçadas. Um ônibus amarelo trafega lentamente pelo trecho inundado, enquanto carros aparecem parcialmente submersos nas laterais da via. Prédios comerciais e residenciais, postes de iluminação, placas de trânsito e árvores, incluindo palmeiras, cercam a rua. Ao fundo, vê-se uma área central da cidade, com construções de diferentes alturas, sob céu nublado. A imagem retrata uma situação de enchente em área urbana.

Terminais de transporte coletivo do Itaum e do Centro tiveram a operação suspensa temporariamente.

A Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível laranja no fim da tarde desta segunda-feira (29), após chuva intensa causada por uma área de baixa pressão provocar alagamentos em diferentes pontos da cidade.

Em apenas duas horas, Joinville registrou acumulado de 71 milímetros de chuva. O volume elevado em curto período provocou alagamentos em ruas, principalmente nos bairros Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, Floresta, Itaum, Guanabara, Petrópolis, Jativoca e Nova Brasília.

Com os pontos alagados, os terminais de transporte coletivo do Centro e do Itaum tiveram as operações suspensas temporariamente. Na área central, a programação do Natal de Joinville também foi interrompida nesta segunda-feira.

No início da noite, a água começou a baixar e agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) passaram a orientar o tráfego nas regiões mais afetadas. Ainda assim, o Terminal do Centro segue com a operação temporariamente suspensa.

/apidata/imgcache/d85c9811ff4529c3ccdef940b0358965.jpeg?banner=postmiddle&when=1767252706&who=6

Além dos alagamentos, a Defesa Civil atendeu cinco ocorrências de queda de muro nos bairros São Marcos, Profipo e Petrópolis. Segundo o órgão, a instabilidade associada à baixa pressão deve persistir até quarta-feira (31), mantendo risco elevado para alagamentos, enxurradas e, em áreas com chuva contínua, para deslizamentos.

A orientação é evitar áreas alagadas e não atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos. Em emergências, a Defesa Civil atende pelo 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193. Alertas meteorológicos podem ser recebidos por SMS, mediante cadastro do CEP no número 40199.


Redação

Direto da redação