/apidata/imgcache/6db7471e1554bc6e2d58b1d1a95972bf.jpeg?banner=top&when=1768040699&who=6

Sorteio define ordem do desfile das escolas de samba de Joinville

Carnaval volta a ser competitivo e terá desfile no dia 7 de fevereiro, na avenida Beira-Rio

Atualizado em 09/01/2026 às 18:01, por Redação.

Imagem noturna de um desfile ou manifestação cultural em via pública. Em primeiro plano, homens vestidos com roupas brancas e lenços ou golas azuis sorriem enquanto caminham, segurando instrumentos de percussão metálicos compostos por várias peças circulares alinhadas em armações retangulares. Eles parecem tocar ou exibir os instrumentos em movimento. Ao fundo, há uma multidão acompanhando o evento, iluminação forte de palco, estruturas metálicas e um caminhão, sugerindo um cortejo organizado, possivelmente ligado a uma apresentação cultural ou festiva. O clima é de celebração e participação coletiva.

A LIESJ divulgou os sambas-enredo das escolas nas plataformas de áudio - Foto: Secom

A ordem do desfile das escolas de samba de Joinville foi definida por sorteio realizado na noite desta quinta-feira (8) pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ). O Carnaval da cidade volta a ter caráter competitivo neste ano e o desfile está marcado para o dia 7 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval oficial, na avenida Beira-Rio.

A abertura do desfile será feita pela Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, seguida pela Escola de Samba Príncipes do Samba e pelo Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade. O encerramento ficará a cargo do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão. Antes da entrada das escolas, o Afoxé Omi Lodê realiza a tradicional lavagem simbólica da avenida.

/apidata/imgcache/d85c9811ff4529c3ccdef940b0358965.jpeg?banner=postmiddle&when=1768040699&who=6

Os sambas-enredo deste ano abordam temas como esporte, ancestralidade e memória. A Fusão do Samba homenageia os 50 anos do Joinville Esporte Clube, relembrando a trajetória do JEC desde a fusão entre América e Caxias. A Príncipes do Samba leva à avenida o enredo “Baobá, a árvore sagrada”, com destaque para identidade, saberes e resistência do povo negro.

A Unidos pela Diversidade apresenta o samba-enredo “Do outro lado um rio de Carnaval”, que resgata histórias ligadas às margens do rio e à formação social de Joinville. Já a Unidos do Caldeirão encerra o desfile com uma homenagem aos 90 anos do futebol amador da cidade, destacando a várzea joinvilense.

Também nesta sexta-feira (9), a LIESJ divulgou os sambas-enredo das escolas nas plataformas de áudio. As músicas estão disponíveis no Spotify e na Amazon Music, nos canais da Liga das Escolas de Samba de Joinville.


Redação

Direto da redação