Operação “Gaiola Vazia” prende quatro pessoas por tráfico de aves silvestres em Joinville
Ação da Polícia Civil apreendeu mais de 200 pássaros mantidos em cativeiro e investigará outros suspeitos de envolvimento no comércio ilegal. .
O Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville realizou nesta terça-feira (28) a Operação Gaiola Vazia, que resultou na prisão de quatro homens suspeitos de integrar um grupo envolvido no comércio ilegal de aves silvestres.
As equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Vila Nova, Aventureiro, Boehmerwald e Bom Retiro. A ação contou com apoio da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Polícia Científica.
Durante as diligências, foram apreendidos 211 aves e um psitacídeo, a maioria no bairro Aventureiro. Os animais foram encaminhados ao IMA, onde passarão por processo de reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.
De acordo com a investigação, que vinha sendo conduzida há cerca de três meses, o grupo atuava de forma contínua no comércio ilegal de aves e anilhas, atividade que representava a principal fonte de renda de alguns dos investigados.
Os detidos foram autuados por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos.

Redação
Direto da redação







