/apidata/imgcache/549f3fc0157016a43dd56bf88fdc40a2.jpeg?banner=top&when=1767258229&who=6

Oficina de formação em Cinema para professores com inscrição gratuita neste sábado

Coluna de Pierre Porto traz informações sobre curso de formação em cinema para professores.

Atualizado em 06/12/2025 às 18:12, por Pierre Porto.

Retrato de uma mulher de cabelo castanho escuro, sorrindo levemente, sentada em uma fileira de cadeiras de auditório ou cinema de cor vermelho escuro/bordô. Ela está vestindo uma camisa preta e uma jaqueta jeans ou de sarja de cor vermelho/rosa avermelhado.

Oficina de Formação em Cinema para professores, com Jéssica Frazão, professora doutora, crítica, curadora e pesquisadora de cinema, será neste sábado, no auditório do Museu Sambaqui.

O projeto de produção de cinema Operários, de Joinville, realizado pelo edital do Fundo Municipal de Incentivo da Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec, 2024), promove neste sábado, oficina de cinema para professores da educação básica de Joinville, com foco na utilização do cinema na prática escolar.

Sobre o conteúdo
A oficina vai oferecer noções de linguagem cinematográfica, sobre o cinema brasileiro, análise fílmica, bem como, aproximações com a lei 13.006 (Lei do cinema brasileiro), e atividades cinematográficas a serem pensadas junto aos alunos.

O evento é dirigido aos professores da educação básica, mas sem se restringir a esse público. Qualquer pessoa interessada nas intersecções entre cinema e educação é bem-vinda. Todos os participantes receberão certificado. A formação consistirá em aula expositiva dialogada, com exercícios práticos para serem feitos em sala de aula.

/apidata/imgcache/5b8b731015dd2ab2ac3d5021bbd027b5.png?banner=postmiddle&when=1767258229&who=6

Jéssica Frazão
O curso será ministrado pela professora doutora, crítica, curadora e pesquisadora de cinema, Jéssica Frazão. O método apresentado é baseado em pesquisa acadêmica e em experiências de produção audiovisual e formação de público.

O curso foi aberto a 42 vagas e até o à noite de sexta ainda restavam algumas vagas em aberto. A duração é de 4 horas, será neste sábado (06/12), das 14h às 18h (com intervalo), no Auditório do Museu Sambaqui.

O objetivo geral do curso é capacitar professores para que usem o cinema brasileiro como ferramenta pedagógica e fornece bases teóricas sobre sua história e linguagem, além de estratégias práticas voltadas à integração curricular, compreendendo a necessidade de inserção da lei 13.006 (Lei do cinema brasileiro) na prática escolar.

/apidata/imgcache/8c69ec5b96e20a6aa87f5eb4f3636fd1.png?banner=postmiddle&when=1767258229&who=6

Estacionamento
A  organização da oficina informa que o local da oficina não possui estacionamento próprio, mas há vagas disponíveis nas proximidades e opções de estacionamentos privados.

Caso alguém tenha dificuldade de locomoção em razão de deficiência física, pedimos que entre em contato pelo e-mail curtametragemoperarios@gmail.com, para podermos providenciar o suporte necessário.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas por este link: https://forms.gle/1MUqgEQ32zzmmwk37
Sugiro aos leitores(as): ajudem a divulgar, avisando m familiar ou amigo professor(a)

/apidata/imgcache/d85c9811ff4529c3ccdef940b0358965.jpeg?banner=postmiddle&when=1767258229&who=6

Muito bom
Essa iniciativa do projeto Operários, que é um curta-metragem que está sendo produzido em Joinville é muito boa, porque oferece formação aos professores como recurso pedagógico e aproxima os estudantes à linguagem do cinema, que reúne várias outras linguagens, traz referências de contextos históricos, do comportamento humano e da manifestação artística.

Para saber mais e acompanhar o projeto, pode ser pelo Insta:


Pierre Porto

Pierre é produtor cultural, profissional de marketing de conteúdo, editor de Cultura e professor com formação em Letras. Foi um dos primeiros produtores de conteúdo de cultura de Joinville, com a criação de blogs. Foi colunista de Cultura do jornal Notícias do Dia, Conselheiro Municipal de Cultura e é coeditor do blog Cidade Cultural. Trabalhou na criação da programação da Rádio Educativa Joinville Cultural (105,1 Mhz) e colaborador na criação e redação do Plano Municipal de Cultura.