Quinta-feira, 11 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Início Joinville Caixão para o Billy Esportes Coisarada Seus Pilas Saúde Política
Região Região — tudo São Chico Araquari Barra do Sul Itapoá Garuva
Colunas Colunas — tudo Política - Estamos de Olho! Cultura - Pierre Porto Guia gastronômico Saúde - Mentalidade Consciente
Café com Chuville no rádio! Rede Mais pelo Jornalismo
Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.jpeg?banner=top&when=1781193348&who=6

MENTALIDADE CONSCIENTE: Sem silenciar o EGO, não há PAZ espiritual!

Os caminhos do despertar da consciência por Carlos Castro, jornalista. .

MENTALIDADE CONSCIENTE: Sem silenciar o EGO, não há PAZ espiritual!

Na última coluna tratei da “Noite Escura da Alma”. Hoje vamos dialogar sobre o ponto de partida para libertar nossa mente do EGO – a condição que caracterizo como a maldição do ser humano – para sintonizar a frequência da centelha divina que há em cada um de nós.

No filme “O advogado do Diabo”, estrelado por Al Pacino (o diabo) e Keanu Reeves (o advogado), há uma cena que marcou a história do cinema, onde o “diabo” solta a icônica frase: “a vaidade é definitivamente meu pecado predileto. É tão básica, narcisista, um narcótico natural”. Eu diria que é o supra-sumo da expressão egóica.

Ao silenciar o ego, a parte de nós que busca validação, poder e controle, permitimos que a intuição e a essência espiritual se manifestem para despertar uma nova consciência, assim, somos tomados pela serenidade e a paz almejada vai na contramão sobre “estar certo”, condição que geralmente não abrimos mão. Nesse caráter mental, o divino começa a florescer e o foco muda da busca por reconhecimento externo para o crescimento mental e espiritual ávido por autoconhecimento e sabedoria.

Pensamento X Consciência

“Quero conhecer a mente de Deus. O resto são detalhes”, disse Einstein. O que é a mente de Deus? Consciência. O que significa conhecer a mente de Deus? Estarmos conscientes. Quais são os detalhes? Nosso propósito exterior e qualquer coisa que aconteça no mundo externo.

Eckhart Tolle no livro “O Despertar de uma Nova Consciência”, trata sobre a mudança no estado mental que ocorre com a separação entre pensamento e consciência. No caso da maioria das pessoas, isso não é um acontecimento, mas um processo pelo qual elas passam. Até mesmo aqueles raros seres que experimentam um súbito, radical e aparentemente irreversível despertar, passam por um processo no qual o novo estado de consciência flui de modo gradual, transformando tudo o que eles fazem e, assim, vai se integrando à sua vida.

Publicidade
/apidata/imgcache/cf616873d0ae54938470ff675a480249.webp?banner=postmiddle&when=1781193348&who=6

Em vez de ficarmos perdidos em nossos pensamentos, quando estamos espiritualmente despertos, reconhecemos a nós mesmos como a consciência por trás deles. O pensamento deixa de ser uma atividade autônoma que se apossa de nós e conduz nossa vida. A consciência assume o controle sobre ele. O pensamento perde o domínio da nossa vida e se torna o servo da consciência, que é a ligação consciente com a inteligência universal ou DEUS.

Outra palavra para ela é presença: consciência sem pensamento. Sobre o conceito de PRESENÇA, vc lê no livro “O Poder do Agora” do guru espiritual, Eckhart Tolle.

O propósito interior e exterior

A Bíblia tem passagens que constatam verdades universais tocantes de conforto aos nossos espíritos. Uma delas está contida no Sermão da Montanha – a verdadeira filosofia cristã do bem viver – em Mateus 6:1 a 34, mas que podemos sintetizar o nível de importância na frase dita no versículo 33: “Busquem, pois, em PRIMEIRO LUGAR o REINO de DEUS e a sua JUSTIÇA, e todo o resto virá por acréscimo”.

Jesus nos ensinou que precisamos nos perder para nos encontrar. Se perder, nesse caso, é ir na contramão do fluxo materialista, dos ditames do ego, de confrontar nossos vícios e imperfeições, de fazer um profundo inventário sobre nossa praxis para acertar o trajeto de nosso Norte em nossa bússola espiritual.

Assim, emerge a CONSCIÊNCIA divina em cada um de nós e clareia o verdadeiro e real propósito de nossa experiência na passagem por esse plano.

Publicidade
/apidata/imgcache/5b8b731015dd2ab2ac3d5021bbd027b5.webp?banner=postmiddle&when=1781193348&who=6

Portanto, a coisa mais importante a entender é: nossa vida tem um propósito interior e um propósito exterior. O primeiro deles diz respeito a SER e é primário. O segundo se refere a fazer e é secundário. O interior e o exterior, contudo, estão a tal ponto interligados que é quase impossível falar de um sem mencionar o outro.

Nosso propósito interior é DESPERTAR e expandir a consciência. Uma nova práxis vai moldar o nosso SER e ao ser compartilhada, vai contagiar outros seres que estão buscando esse conhecimento e experiência, mesmo sem saber direito.

É a busca imprecisa pelo Reino de Deus. Isso vai gerar iluminação coletiva com a replicação do bem, do amor e o propósito do TODO – do universo e da inteligência divina – ganhará expansão. Encontrar o propósito interior e viver alinhado com ele é o alicerce para a satisfação do propósito exterior. É a base para o verdadeiro sucesso.

Sem esse alinhamento, até conseguimos alcançar determinadas metas por meio do esforço, da luta, da determinação e do puro trabalho intenso ou da esperteza e da habilidade. Mas não existe alegria nesses empreendimentos, e eles costumam acabar em alguma forma de sofrimento.

Geralmente, o ego soberbo é a fonte de retardo sobre a nossa evolução e elevação da frequência vibratória. O antidoto está no autoconhecimento e na mentalidade consciente. Vamos ser fraternos e felizes. Não há nada melhor do que mergulhar nessa energia benfazeja.

Leia também