/apidata/imgcache/549f3fc0157016a43dd56bf88fdc40a2.jpeg?banner=top&when=1767257854&who=6

Grávidas de Joinville poderão se vacinar contra bronquiolite a partir deste mês

Grávidas a partir da 28ª semana de gestação já poderão receber as vacinas contra a Bronquiolite. Imunizantes deverão chegar em Joinville neste mês.

Atualizado em 06/12/2025 às 16:12, por Leandro Schmitz.

A foto mostra uma cena de vacinação em um ambiente que parece ser uma clínica ou posto de saúde.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir deste mês, gestantes de Joinville e de todo o Brasil terão acesso à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. O imunizante será oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres a partir da 28ª semana de gestação, representando um avanço importante na proteção dos recém-nascidos contra uma das doenças respiratórias mais comuns na infância.

lll

/apidata/imgcache/8c69ec5b96e20a6aa87f5eb4f3636fd1.png?banner=postmiddle&when=1767257854&who=6

Joinville aguarda chegada das doses

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das primeiras doses da vacina aos estados brasileiros. O primeiro lote conta com 673 mil doses do imunizante, que começam a ser repassadas às unidades básicas de saúde. Em Joinville, porém, a Secretaria de Saúde ainda aguarda a chegada do seu quantitativo de doses. A pasta não possui informação confirmada sobre qual quantidade de vacinas será alocada para o município, mas tem a expectativa de que todas as Unidades Básicas de Saúde da Família funcionem como pontos de aplicação quando o imunizante chegar à cidade.

 

Como funciona a proteção

A vacina funciona de maneira única: quando administrada em gestantes, oferece proteção imediata aos recém-nascidos. Estudos comprovam que o imunizante tem uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento. Isso significa redução significativa na necessidade de hospitalizações de recém-nascidos infectados pelo vírus.

/apidata/imgcache/5b8b731015dd2ab2ac3d5021bbd027b5.png?banner=postmiddle&when=1767257854&who=6

A bronquiolite, doença que afeta principalmente crianças menores de 2 anos, é caracterizada por dificuldade para respirar, febre e tosse. Conforme dados do Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia entre crianças com até 2 anos. Em 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, sendo que 82,5% desses casos ocorreram em menores de 2 anos.

 

Quem pode se vacinar

Todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez podem receber o imunizante, sem restrição de idade para a mãe. O Ministério da Saúde recomenda uma dose única a cada nova gestação.

As equipes das unidades básicas de saúde foram orientadas a verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes no momento da aplicação da vacina contra o VSR. Além disso, o imunizante pode ser administrado junto com outras doses, como as vacinas contra a covid-19 e a influenza. Essa estratégia integrada busca oferecer proteção abrangente às gestantes e seus bebês.

Para quem optar por se vacinar pela rede privada, o valor pode chegar a R$ 1,5 mil por dose.


Leandro Schmitz

Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.