Peixes mortos são vistos em rio que passa ao lado do Centreventos
Água turva e peixes mortos foram vistos em um afluente do rio Cachoeira, no bairro América, na tarde deste domingo. .
Alguns vídeos circularam pelos grupos de whatsapp, na tarde deste domingo (12), mostrando o afluente do rio Cachoeira, no bairro América, com água turva e com alguns peixes mortos. O afluente é canalizado até a altura da rua Dr. João Colin, quando passa pela lateral do Hospital Unimed e entre o Hipermercado Sam’s Club e o Centreventos Cau Hansen, desembocando no rio Cachoeira.
No vídeo é possível ver que, na altura do Hospital Unimed, alguns peixes estão mortos e a água está com coloração cinza esbranquiçada. O morador Carlos Eduardo, funcionário do hospital, chegou a gravar vídeos e fazer fotos. Segundo ele, foi feito contato com a Polícia Ambiental e também com a Secretaria de Meio Ambiente (Sama) para investigar o que aconteceu.
O Chuville Notícias também questionou a prefeitura de Joinville. Mas a Sama, por meio da assessoria de imprensa, respondeu já no fim da tarde desta segunda-feira (13), que fiscais da unidade estiveram no local hoje pela manhã e não localizaram nenhum peixe morto ou água com coloração diferente.
Assim como o rio Cachoeira sofre influência das marés todos os dias, os seus afluentes também têm o mesmo vaivém das águas. Desta forma, a maré alta do horário levou os poluentes, que possivelmente foram despejados ilegalmente.
Veja o vídeo e as fotos:





Leandro Schmitz
Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.







