ESTAMOS DE OLHO: Distorção do foco da opinião pública no caso do Banco Master, Centrão no olho do furacão e mais!
As notícias de política e economia do Brasil e do mundo, tudo o que você precisa saber para ficar bem informado, está na coluna desta segunda (02). E na quinta, as análises sobre Joinville e região, o que respinga aqui, você fica sabendo!
A coluna Estamos de Olho das segundas-feiras, como de costume, informa e faz uma análise do campo político e econômico do Brasil e do mundo. O que respinga aqui, você precisa saber. Já na quinta, é a vez das notícias de Joinville e região!
Campos Neto blindou o Banco Master
As notícias dão conta de que Campos Neto blindou o Banco Master para manter a fraude bilionária. Roberto Justus foi envolvido no escândalo pela sociedade que teve com Daniel Vorcaro. Governadores do Centrão, Claudio Castro do RJ (PL), Tarcisio de Freitas de SP (Rep), Ibaneis Rocha do DF (MDB), Clécio Luiz do AP (Solidariedade), e mais 15 municípios governados pelo Centrão colocaram em risco as aposentadorias de seus servidores ao investir no Banco falido, mesmo após terem conhecimento dos créditos podres. Mas setores da mídia tradicional tentam desviar o foco para envolver o governo federal e o STF na lama fraudulenta. Veja quem são os prefeitos que estão no “bico do corvo” na liquidação do Master.
Versão 2.0 da Lava Jato tenta distorcer o foco da opinião pública
Malu “Gaspar-Jato 2.0”, da Globonews, e Andreza Matais, do Metrópole, são as campeãs em distorcer o foco dos holofotes para confundir a opinião pública, tornando o Centrão quase invisível no escândalo. Jornalismo sério carece de contexto, clareza, provas e verdade. Ao invés de ser farol, vira refletor para iluminar só o que interessa. Reunião é uma coisa, seja dentro ou fora da agenda. Outra coisa é benefício e proteção.
Quem protegeu o Banco Master? Campos Neto. Quem interferia e impedia as investigações da PF? Jair Bolsonaro, inclusive denunciado por Sérgio Moro. Quais foram os deputados que votaram a favor da compra do Master pelo BRB? TODOS os deputados distritais bolsonaristas. Nenhuma linha sobre isso nas colunas das lavajatistas.
Lewandowski não interferiu em nenhum momento nas investigações da PF
Foi sob o governo Lula e Lewandowski que a PF desbaratou o maior esquema financeiro e fraudulento da história. Não custa lembrar que Bolsonaro indultou Luiz Estevão, banqueiro bilionário condenado e preso por ordem de Dias Toffoli. O portal Metrópole, do banqueiro, vem sendo usado para atacar diuturnamente o ministro e o STF. Não sou advogado de Toffoli, inclusive não tenho qualquer apreço por ele, mas temos que ter a lente da verdade para bem informar aos leitores.
Filho de Luiz Fux é o campeão de processos em tribunais superiores
Interessante o silêncio sepulcral de Malu “Gaspar-Jato 2.0” e de Andreza Matais sobre o fato de Rodrigo Fux ser o campeão dos casos de parentes de ministros do STF em atuação nos tribunais superiores. Ao todo são 1900 casos de parentes de ministros da suprema corte.
Já a família Toffoli era proprietária de cotas do Resort Tayaya desde 2008, portanto, antes de Dias Toffoli ser indicado a ministro do STF. Sobre a viagem para ver o Mengão ser campeão da Libertadores, o Portal Desmascarando percebeu que Toffoli viajou no avião com o advogado Augusto Botelho e outros 15 palmeirenses no período da manhã, sendo sorteado para assumir a relatoria do caso Master às 15h32. Os FATOS são a matéria prima do bom jornalismo e o espírito crítico deve sempre ficar de olho para não sermos enganados.
Delações bombásticas geram desespero em Brasília
O sistema de poder no Brasil, aquele que se diverte nos bastidores e vê o povo como fantoche, está na encruzilhada com uma bomba atômica prestes a explodir com as delações de Beto Louco e Primo. Os empresários afirmam ter documentos que provam um amplo esquema de corrupção, com pagamentos de mais de R$ 500 milhões em propinas a parlamentares e autoridades do Executivo.
O Centrão no olho do furacão
Os cardeais do Centrão e o presidente do Congresso Nacional, Ciro Nogueira, Antônio Rueda e Davi Alcolumbre, estão atolados na lama flagrada pela Operação Carbono Oculto, no envolvimento com esquemas criminosos do PCC na antessala da Faria Lima. Segundo o Estadão, a delação pode derrubar “metade do Congresso Nacional”. Os pagamentos teriam sido feitos em troca de favorecimentos e “alívio regulatório” no setor de combustíveis, área explorada por meio de uma extensa rede de postos supostamente vinculada ao esquema criminoso.
Kassab é o “craque do jogo” de Lula
Um dos cardeais do Centrão, Gilberto Kassab (PSD), pavimenta a reeleição de Lula no primeiro turno. A análise é de Caio Junqueira, da CNN. As candidaturas de Ronaldo Caiado, Ratinho Jr., Eduardo Leite se encaminham para ser blefe. Provavelmente os três deverão concorrer e se eleger senadores para esvaziar a tentativa de derrubar o STF e manietar um novo golpe. Ao abrir mão das candidaturas, libera os diretórios para apoiarem quem quiserem.
Isolamento pode ser o destino da candidatura de Flavio Bolsonaro
Esse movimento se consolidando, vai deixar a candidatura de Flavio Bolsonaro refém do eleitorado extremista, potencializando o voto do eleitor moderado em Lula da Silva, isolando o 01 de Jair, que talvez se alie ao Novo e tenha Rejane Gambin ou Romeu Zema de vice.
Irmã de sócio do Careca do INSS é a administradora do escritório de Flavio Bolsonaro
Leticia Caetano dos Reis é, desde 2021, administradora do escritório de Flavio Bolsonaro e irmã de Alexandre Caetano dos Reis, sócio do Careca do INSS, em empresa sediada nas Ilhas Virgens e alvo da operação da PF por suspeitas de lavagem de dinheiro no exterior das fraudes praticadas contra os aposentados (O Globo). Requerimento da CPMI do INSS vai pedir a convocação de Leticia.
Pai e filho acusados do assassinato de Daiane Alves são presos
Maicon Douglas, filho de Cleber de Oliveira, assassino confesso da corretora de imóveis Daiane Alves, de Caldas Novas (GO), é bolsonarista radical, autodeclarado cidadão de bem, defensor da família, pátria e Deus. No dia do assassinato publicou TBT de viagem “na final do mundial” e tinha por costume, publicar versículos bíblicos no seu Instagram. A polícia prendeu pai e filho.
Rápidas
- Ministro dos Transportes, Renan Filho, vem entregando obras em SC com os investimentos bilionários do governo federal. São R$ 3,5 bilhões em construção de pontes, túneis, duplicação de BR's, etc. Foi publicado um vídeo na internet, onde o ministro desafia o governador Jorginho Mello:
- João Rodrigues, prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador pelo PSD, faz severas críticas a Jorginho Mello, que não recebe ministros do Brasil, nem o presidente da República, e por tabela, critica também Renan Filho.
- Influenciador bolsonarista é preso pelo ICE e deve ser deportado para o Brasil. Se o pior acontecer, será enviado à prisão de Bukele em El Salvador. Junior Pena era defensor nas redes sociais das loucuras de Trump. Alan dos Santos e Ramagem estão sofrendo de insônia. Nem Diazepan tem dado conta para garantir o sono.
- Fogo no parquinho do extremismo. Renan Santos (Missão) diz que Flavio Bolsonaro “tem que morrer” e detona: “ladrão” que destruiu a “revolução” do MBL. Veja o vídeo:
- Mais uma vereadora bolsonarista e evangélica do RJ, Gigi Castilho (Rep), suspeita de desviar verba milionária de creche e merenda das crianças na capital carioca.
- A mentira não tem mais pudor. O Portal do José destacou uma conversa num canal argentino, comentando sobre a mentira de Miley ao falar sobre a retirada de 8, 9, 10, 11, 12 e 13 milhões da pobreza. A cara de pau é desavergonhada e tem quem acredita. Veja o vídeo:
- Trump está ficando tóxico e radioativo para o povo estadunidense. Os democratas acabaram de vencer uma eleição num distrito republicano do Texas. Em 2024, Trump venceu com 17% de vantagem. Poucos meses depois, perdeu para os democratas por 13 pontos. É uma oscilação de 30 pontos. Se até o Texas azulou, imaginem o que vai ocorrer em novembro.
- Movimentos sociais e civis organizam GREVE GERAL nos EUA para derrubar o ICE, a GESTAPO de Trump. Várias estrelas de Hollywood e da música inflamam o povo estadunidense a tomar as ruas.
- Uma das cenas marcantes que instigou ainda mais o povo a tomar as ruas e preparar uma greve geral foi a prisão de mais de 100 líderes religiosos, padres, pastores e reverendos, durante um protesto pacífico contra o ICE. O crime foi rezar, cantar hinos e denunciar as deportações em massa. Como resposta, algema e repressão.
- Déficit dos EUA é insustentável, diz Jerome Powel, presidente do FED que manteve os juros em 3,75%, a contragosto de Trump, que tem se posicionado pela redução drástica dos juros, mas ignora a elevação da inflação no país.
- Se Trump está contrariado com os juros por lá, imagine o governo Lula e a economia brasileira com a manutenção acintosa da taxa Selic em 15%. Galipolo e o BC ultrapassam a linha do Rubicão e merecem a nossa indignação. Não há nada que justifique esse conservadorismo, somente forrar o bolso do rentismo com a riqueza oriunda do suor e trabalho do povo brasileiro.
- O parquinho está pegando fogo. Carlos Bolsonaro adultera vídeo de Nikolas Ferreira e causa revolta nos seguidores do deputado mineiro. Assista:
- Em São Paulo, manifestantes lotam a Avenida Paulista pedindo justiça pela execução a pauladas do cão Orelha. Querem a prisão dos adolescentes criminosos que são filhinhos da elite da capital catarinense. Veja o vídeo:
- Sinceramente, eu não consigo nem comentar esse vídeo de tanta revolta que sinto ao ver o policial gaúcho atirar num cachorro indefeso no chão. Só espero que haja justiça.
- Trump está tão desgastado nos EUA e no mundo que resolveu oferecer um baile de gala para recepcionar Lula na sua próxima ida à Casa Branca. Muito diferente fez com Eduardo Bolsonaro, que ficou de fora no baile de posse de Trump.
- Presidente da China, Xi Jinping, anuncia que o Yuan vai tomar o lugar do Dólar como moeda de reserva na economia mundial. Só essa declaração merece uma matéria geopolítica que está no forno.

Rafael do Nascimento
Rafael é joinvilense, advogado desde 2008, nascido no Boa Vista e criado no Jarivatuba.










