ESTAMOS DE OLHO: arquivamento do caso orelha, Flávio Bolsonaro amigo de Vorcaro, projeto VIA MAR e muito mais!
Chegou a coluna de quinta com análises das últimas informações do universo político de Joinville e Santa Catarina. Como a vovó já dizia: “mentira tem perna curta” e “diga com quem tu andas que eu direi quem tu és”.
Quem está mentindo no caso Orelha: o governador Jorginho, o veterinário ou o MPSC?
O arquivamento do caso Orelha pelo Ministério Público de SC gera desconfiança pela desconexão de versões. Alguém está mentindo nessa triste e trágica história. O veterinário Derli Royer, responsável pelo atendimento do simpático cão comunitário da Praia Brava, em Floripa, morto em janeiro deste ano, em depoimento à Polícia Civil vazado (anexo abaixo), deixa claro que o animalzinho sofreu agressões. Suas declarações contradizem completamente a conclusão apresentada pelo MPSC. Segundo o órgão, o motivo da morte foi uma doença degenerativa chamada osteomielite grave e crônica no maxilar, conclusão oriunda após a exumação do corpo do cão e de laudos periciais.
Que a condução da investigação pelo delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, foi um desastre, até as pedras sabem. Foi nítida a intenção de usar o fato para alavancar sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PL. O caso começou torto e parece estar terminando torto. O governador Jorginho Mello foi para as redes, na época, afirmar que sentiu “embrulho no estômago” com as provas que estavam no processo, porém, as imagens que viu nunca vieram a público.
A desconfiança cresce quando se sabe que os acusados são adolescentes, filhos de milionários da Capital. A incongruência sem nexo está em afirmar que o cão Orelha não foi vítima de agressão, mesmo com o contundente depoimento do veterinário no processo. Cabe perguntar: quem está mentindo? A conclusão é com vocês.
Bornholdt Advogados arrancou R$ 10 mil em danos morais do deputado Jesse Lopes em favor da mulher trans Scarlett Gonçalves
Cada dia a jurisprudência deixa mais claro que imunidade parlamentar não dá o direito de cometer crimes. Jesse Lopes, deputado estadual do PL, parece ter um sádico prazer em atacar professores com falas agressivas, mas, ao disparar publicações ofensivas e discriminatórias contra Scarlett Gonçalves, se deu mal. Tomou uma multa de R$ 10 mil por danos morais. Mesmo que caiba recurso, o fato serve para colocar um freio na verborragia preconceituosa do deputado.
A vítima foi representada pelo escritório Bornholdt Advogados. Rodrigo Bornholdt, advogado e democrata que é, disse à Coluna que “por mais que haja divergências nas escolhas políticas e pessoais, especialmente nesses tempos de guerra cultural, é fundamental que o parlamentar mantenha o respeito à dignidade da pessoa humana”.
Komprão de Joinville ganha marketing em perfil extremista argentino
Perfil argentino de extrema direita publicou postagem dizendo que a economia hermana está se recuperando usando foto de um supermercado movimentado. Porém, a imagem é do Komprão de Joinville. Imediatamente, o Pastor Alexandre, da PRF, desmentiu os picaretas publicando uma foto no mesmo ângulo dentro do Komprão. Em seguida, o perfil deletou a postagem. A única arma do extremismo é a mentira usada para alienar seus seguidores.
Vereador Matheus Batista volta a chamar o estado do Pará de lixo
Um vereador amador, sendo autoridade política, não deveria ter o direito de fazer ataques xenofóbicos óbvios a outro estado do país. O MPSC que tome providências. A punição jurídica deveria ser exemplar pela indecorosa ofensiva contra um povo que vem para Joinville, a “cidade mais feliz do Brasil”, com a promessa de emprego e vida digna.
O que seria de São Paulo sem os nordestinos? O que seria do Brasil sem os haitianos, venezuelanos e hermanos? E o que seria de Joinville sem os paranaenses, bem como nordestinos e paraenses? O Brasil é uma federação sem porteira e vai continuar assim.
Combater a miséria na favela com políticas públicas é uma postura humanista, mas a verve do vereadorzinho é causar, lacrar e monetizar suas redes sociais, angariando a representação do extremismo, esse sim um lixo ideológico que tanto mal vem causando ao país
Vanessa da Rosa é lançada pré-candidata a deputada federal pelo PT de Joinville
Mais de quinhentas pessoas compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Vanessa da Rosa a deputada federal. Lideranças políticas, comunitárias e do movimento negro marcaram presença. Afrânio Boppré, pré-candidato ao Senado, a ex-senadora Ideli Salvati, a deputada estadual Luciana Carminatti, Bia Vargas, Carla Aires, Ana Lucia Martins, entre tantos dirigentes, militantes e amigos, presenciaram um grande evento. Foi uma demonstração de força do petismo em Joinville.
“Estou colocando meu nome à disposição para representar um projeto coletivo. Do movimento negro, das mulheres que não aceitam a violência e da classe trabalhadora que luta para garantir e conquistar direitos. Santa Catarina é muito mais plural do que a representação atual e histórica. Nós vamos, juntos e juntas, mudar este cenário”, declarou a pré-candidata.

Censura na divulgação de resultado do trabalho de nutricionistas é questionada por Fernando Krelling
O deputado estadual joinvilense ficou indignado com o Conselho Federal de Nutrição ao proibir que nutricionistas publiquem fotos do antes e depois dos pacientes, mesmo com autorização. O novo Código de Ética (Resolução 856/2026), em vigor desde abril de 2026, veda a exposição de imagens corporais que simulem ou garantam resultados. Para Krelling, defender a liberdade do profissional sério não deveria ser polêmico. “Hoje limitam nutricionistas de mostrarem resultados, mesmo com autorização. Amanhã, qual será a próxima profissão?”, questiona. Instagram
Diego Machado pauta projeto Via Mar na Secretaria Estadual de Infraestrutura
Via Mar, projeto do governo Jorginho Mello para desafogar a BR-101, é motivo de diligência em Florianópolis do presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado (PSD), do vereador Adilson Girardi (MDB) e de lideranças de Joinville, ocorrida na última terça-feira (12). Em reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura, foram constatadas as novas etapas do projeto, incluindo audiência pública e futura licitação. O trecho 1 deve impactar diretamente a região rural de Joinville e a expectativa é que tenha início apenas no final do ano.
Após a audiência pública, o projeto ainda precisará passar pela fase final de ajustes e, posteriormente, pelo processo de desapropriações, considerado uma das etapas mais longas e complexas da obra. Somente depois dessas fases será possível avançar para uma futura licitação. Durante a reunião, foram apresentados questionamentos relacionados principalmente aos impactos sobre propriedades, sistema de drenagem, possíveis áreas de alagamento e reflexos para comunidades rurais e empreendimentos ligados ao turismo eco-rural.

Governador Jorginho Mello esteve hoje em Joinville entregando obras para fortalecer a infraestrutura e a aprendizagem dos estudantes
Um novo ginásio poliesportivo e as revitalizações da rede elétrica para climatização das salas de aula das escolas estaduais foram inaugurados. Outras medidas foram encaminhadas para a educação. A principal entrega é o novo ginásio da EEB Professor Gustavo Augusto Gonzaga, em Joinville. A obra recebeu investimento de R$ 3,8 milhões e foi projetada para atender os 676 estudantes matriculados na unidade, entre ensino fundamental e médio.

Veja a reportagem do Chuville Notícias sobre as falas do governador hoje:
R$ 61 milhões do Master foram parar em conta no Texas para amparar o autoexilado Dudu
A desfaçatez de Flavio Bolsonaro só engana patriotários. Sua palavra não vale nada. Como exposto num outdoor em Palmas (TO), “Cabra à toa não vale um pequi roído”. Isso é válido para todo o clã, inclusive para a esposa que fala línguas estranhas para enganar os “servos de Deus”.
Ao ser questionado pelo repórter do Intercept sobre Daniel Vorcaro ter financiado o filme autopromocional do pai para ser um motor da sua candidatura à Presidência, riu e disse que era mentira de um jornalista militante. Até aquele momento, o dito cujo não sabia do áudio vazado com poder atômico que expôs o esquemão do clã com o dono do Banco Master. Em nota, Flavio alegou que o “patrocínio foi privado para um filme privado”. Alguém deveria avisá-lo de que o patrocínio veio de um banco envolvido no maior escândalo de fraude bancária da história do Brasil e que terá, sim, o rombo coberto por dinheiro público do Banco do Brasil e da CEF no Fundo Garantidor de Crédito.
Para piorar, dejetos fecais, quanto mais se mexe, mais fedem. Assim diz o ditado popular. Então, já se sabe que R$ 61 milhões de dinheiro desviado dos idosos do INSS e da aposentadoria de servidores públicos foram parar numa conta no Texas (EUA), onde o irmão “autoexilado”, vulgo Dudu, vive em mordomias, serelepando e urdindo contra o país. Será que a hipnose e a lavagem cerebral vão ter fim para que a democracia tenha sossego?
Rápidas
- Décio Lima, pré-candidato do PT ao Senado, expõe o deboche de Flavio Bolsonaro e seus irmãos, Carlos e Jair, na relação sanguínea com o Banco Master. Em visita a SC, Flavio desfilou com uma camisa escrita “O Pix é de Bolsonaro e o Master é do Lula”.
- SC fica abaixo da média nacional e tem um dos piores índices de alfabetização do país, conforme dados do INEP 2025. Apenas 63% das crianças ao fim do 2º ano do ensino fundamental são consideradas alfabetizadas. O índice reforça a sequência de resultados negativos da educação básica catarinense após a queda no Ideb do ensino fundamental.
- Os paulistas elegeram Tarcísio de Freitas (Rep), que privatizou a Sabesp, e o resultado foi atendimento precarizado e explosão no centro de São Paulo, que atingiu 50 imóveis, 232 famílias desalojadas e fez uma vítima fatal. Ainda bem que as famílias atingidas vão ganhar uma ajuda de R$ 2 mil. Um ESCÁRNIO.







