No último sábado (5), aconteceu com sucesso de público o Workshop Mecânica Automotiva para Mulheres. Com carga horária de 3h30, o curso gratuito já completou cinco edições voltadas exclusivamente às mulheres, mostrando que elas também podem e devem entender de carro tanto quanto os homens.
A instrutora Carla Camargo, com mais de 18 anos de experiência tanto em oficinas, quanto em salas de aula, diz que a proposta é levar o conhecimento básico de mecânica automotiva às mulheres, permitindo que elas tenham noção da manutenção do próprio carro, não sendo “enroladas” quando precisarem de conserto. “Há muito tempo eu venho formatando este curso porque parte de uma necessidade, a mulher precisa entender o básico do carro, saber a máquina que usa todos os dias, pra quando precisar ir a uma oficina, não seja enganada pagando por coisas que não precisa”, justifica.
A edição deste fim de semana aconteceu na sede do Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville). Geralmente acontece em duas edições por ano e a próxima já está sendo programada para a metade de 2025.

A instrutora Carla afirma ser uma apaixonada por máquina, graxa e carros. Depois de nove anos dando cursos de mecânica e automação industrial no Senai, abriu sua prória oficina, localizada no Costa e Silva, onde atende todo tipo de serviço: desde suspensão até elétrica. “O mercado ainda é dominado por homens e eu gostaria muito de poder contratar uma mulher para trabalhar na minha oficina. Afinal quando trabalhei em algumas concessionárias, pude perceber que geralmente as mulheres sentem mais confiança quando o serviço é prestado por outra mulher”, conta ela.
Quando frequentou seu primeiro curso de mecânica automotiva, era a única mulher da turma e, curiosamente, acabou sendo a primeira da turma a conseguir emprego na área. “Sempre tive curiosidade de saber como as coisas funcionavam, abria ventilador e tal. Então para mim é prazeroso pegar uma máquina com problema e ver a transformação, deixar tudo funcionando de novo”, explica.
O workshop tem o apoio da Diferencial Automotiva, além dos movimentos sociais “Só Delas” e “UNALGBT”, do SINDIPETRO, SINSEJ e PCdoB.

Uma resposta
Carla é uma profissional de excelência, visto que, concilia muito bem a prática com a docência.
O Brasil precisa de mais caras. Parabéns.