Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Vamos curtir uma peça de teatro de objetos com a Cia Andante neste final de semana?

A coluna de Pierre Porto sugere peça no Galpão de Teatro da Ajote nesse final de semana.

Redação, Portal Chuville

29 novembro 2024

editado em 29 novembro 2024

Compartilhe no Whats
Apresentaçãões com ingresso gratuito, no Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural.

A companhia de teatro Cia Andante trabalha há alguns anos para fortalecer e tornar conhecida a linguagem do teatro de objetos.

O teatro de objetos é uma das formas do teatro de animação, surgiu com as companhias de teatro francesas no final dos anos de 1970 e década de 1980.

No teatro de objetos, os objetos “ganham vida”, voz, viram personagens em contracenam. São objetos de afeto, da memória e da narrativa autobiográfica.

Na peça (des)pertencimento, a atriz Jô Fornari e e o ator Jackson Amorim são os protagonistas nesta remontagem da Cia, dirigida por Sandra Vargas.

O espetáculo retorna aos palcos celebrando as histórias, as memórias e objetos de afetos de dois artistas que se encontram e compartilham anseios e sonhos do caminho pela arte.

A peça se enquadra no que a diretora classifica como Teatro de Objetos Documental. Os atores são levados a refletir sobre seu lugar no mundo de forma sensível e profundamente humana por meio de narrativas autobiográficas.
Através desses objetos, eles tocam em saudades e escavam memórias, revelando camadas de si e de outros.

A Sandra explicou que a construção da dramaturgia nasce das lembranças dos objetos que a atriz Jô Fornari levou consigo ao sair de sua cidade natal, São Domingos, em Santa Catarina.
Com seus objetos, ela revisita o passado – que se assemelha ao de seu companheiro de cena, que viveu 28 anos na cidade onde nasceu.

A peça tem 50 minutos de duração e é indicada para pessoas a partir 14 de anos de idade.
A curta temporada iniciou na quinta e as apresentações continuam hoje (sexta), sábado e domingo, sempre às 20h, no Galpão de Teatro da AJOTE, em Joinville e com ingressso gratuito. As apresentações têm acessibilidade em Libras e audiodescrição.

A Cia Andante realizou a oficina Museu de Pequenos Afetos, que propõe a familiarização com o teatro de objetos, no dia 24, na AMORABI – Associação de Moradores odo bairro Itinga.

As encenações de (des)pertencimento fazem parte do projeto Território de Pertencimento, contemplado para realizar apresentações do espetáculo e oficinas de teatro de objetos através da Lei Paulo Gustavo LPG 2023 – executado com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Vamos?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube