Eu li sobre a peça, vi a fala da atriz Nena Inoue (premiadíssima) por vídeo e digo a vocês que estou bem curioso e cheio de boas expectativas.
Certamente, é oportunidade única e com ingressos gratuitos.
A ancestralidade e a busca pelas origens são temas que rondam “Sobrevivente”, do Espaço Cênico, tradicional companhia teatral de Curitiba que abre o Festejo – Festival Nacional de Teatro de Joinville nesta sexta-feira (16), às 20h.
A apresentação será no Teatro Juarez Machado e é gratuita, assim como toda a programação do evento, que vai até o dia 24.
A atriz e fundadora da trupe, Nena Inoue é descendente de japoneses e com possível ancestralidade indígena, que busca suas origens apagadas pela história das mulheres da família.
Ela divide a cena com o filho, Pedro Inoue, e assim o elo geracional passado/presente/futuro, a memória fragmentada, o não acesso às origens, provocam conexões diretas do público sobre a ancestralidade de cada um e as estratégias de sobrevivência dos que vieram antes de nós.
“Sobrevivente” é a segunda parte da trilogia iniciada com o espetáculo “Para não Morrer”, de 2017, que rendeu a Nena o Prêmio Shell de Melhor Atriz dois anos depois.
“Nosso espetáculo conta a história apagada das mulheres da nossa família, e nós a contamos para que você também vá atrás da sua ancestralidade”, diz Nena, que criou o Espaço Cênico em 1997 e tem mais de 80 trabalhos no currículo, vários deles premiados local e nacionalmente.
O festival Festejo segue até o dia 24 de maio, em diversos locais de Joinville. Veja a programação completa no Instagram: @festejo.joinville .
Resumo
O quê: Espetáculo “Sobrevivente”, Grupo Espaço Cênico (Curitiba/PR).
Quando: Sexta, dia 16, às 20h.
Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
Quanto: Gratuito. Ingressos no www.enjoyticket.com.br ou uma hora antes do espetáculo.
Indicação: Livre.
Vamos?