A campanha de vacinação contra a gripe em Joinville segue até esta sexta-feira (9), exclusivamente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde (SES) orienta que as pessoas incluídas nesta fase procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) o quanto antes para garantir a imunização.
De acordo com a diretora executiva de Políticas de Saúde da SES, Aline Berkenbrock, a baixa procura permite que os grupos prioritários encontrem menor movimentação nas unidades. Além disso, o corpo leva de duas a três semanas para desenvolver a proteção completa após a aplicação da vacina.
Nesta primeira etapa, têm prioridade na vacinação:
-
Crianças de 6 meses a 5 anos
-
Gestantes
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Trabalhadores da saúde
-
Puérperas
-
Professores da educação básica e superior
-
Povos indígenas
-
Pessoas em situação de rua
-
Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
-
Pessoas com doenças crônicas ou com deficiência permanente
-
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuário
-
Funcionários e população privada de liberdade, além de adolescentes sob medidas socioeducativas
Segundo dados da Secretaria da Saúde, até segunda-feira (5), Joinville aplicou 44.972 doses da vacina contra a gripe. Desse total, 31.147 foram destinadas aos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação — o que representa uma cobertura de apenas 20,4%.
Entre os grupos com maior número de aplicações estão os idosos com 60 anos ou mais (25.842 doses), seguidos por crianças entre 2 e 5 anos (2.602), crianças de 6 meses a 2 anos (1.969) e gestantes (734).
A vacina disponível na rede pública é a trivalente, atualizada para proteger contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores deve tomar a dose novamente.
O imunizante pode ser aplicado junto com outras vacinas do Calendário Nacional. Crianças que receberão a vacina contra a gripe pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
O objetivo da campanha é reduzir os sintomas e complicações causadas pela gripe, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendar. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.
Também é possível receber o imunizante na Sala Central de Vacinas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Abdon Batista, 172, Centro. A orientação também é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.
Neste sábado (10/5), ocorre o Dia D da vacinação contra a gripe. Na ocasião, 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em diferentes regiões de Joinville, estarão abertas. Os locais e horários serão divulgados ao longo da semana.