Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Trabalhadores sem equipamento de segurança caem de telhado na UPA Norte

Servidores da unidade afirmam que um dos homens caiu sem ferimentos graves sobre um paciente, fato desmentido pela prefeitura.

Redação, Portal Chuville

14 janeiro 2025

editado em 14 janeiro 2025

Compartilhe no Whats
Trabalhadores terceirizados caem de telhado da UPA Norte. Foto: Arquivo Pessoal

Novos episódios de trabalhadores de empresas terceirizadas sem Equipamento de Proteção Individual (EPI) são registrados em Joinville. Desta vez os fatos ocorreram na UPA Norte em duas ocasiões distintas.

Na última sexta-feira (10), um funcionário que trabalhava na manutenção das câmeras de monitoramento sofreu a queda com ferimentos leves. Já nesta segunda-feira (13), outro trabalhador terceirizado que fazia a manutenção do telhado da unidade caiu sobre uma maca que, segundo servidores da UPA, estava ocupada por um paciente naquele momento. Os ferimentos também teriam sido leves e o atendimento foi feito na própria unidade de saúde.

O Chuville Notícias questionou a prefeitura, que por meio de nota afirmou que nenhum paciente ou servidor foi atingido nos dois indicentes. Veja as fotos ao final da matéria. Disse ainda que as empresas foram notificadas a apresentar a documentação referente ao certificado da NR-35 para trabalho em altura dos funcionários e a ficha de entrega de EPI para os trabalhadores.

A empresa responsável pelo serviço de manutenção das câmeras é a Khronos, já a que está fazendo a manutenção no telhado é a Marka Construtora. Esta reportagem tentou contato com as empresas, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Em fevereiro do ano passado, o Chuville Notícias já tinha divulgado que o telhado da UPA Norte havia passado por manutenção em seu telhado.

Trabalhadores em obras públicas sem EPI não são novidade

O Chuville Notícias publicou algumas reportagens ao longo de 2023 e 2024, flagrando diversos funcionários em obras da prefeitura de Joinville sem equipamento de segurança.

O primeiro caso foi publicado no início de 2023, quando este repórter atuava em outro veículo de comunicação, na polêmica reportagem que ganhou destaque em todo o Brasil. Trabalhadores terceirizados, em condição análoga à escravidão, faziam seu serviço na ampliação do Centro de Bem-Estar Animal sem qualquer equipamento de segurança, mesmo em altura.

Após a repercussão, a prefeitura de Joinville informou que seria montada uma comissão de fiscalização de contratos que, entre outros objetivos, era garantir que nenhum trabalhador em obra pública executasse suas funções sem segurança adequada.

Porém logo depois, já pelo Chuville Notícias, este repórter flagrou um trabalhador sem qualquer EPI caminhando sobre o telhado da antiga prefeitura (hoje Farol da Max Colin esquina com Dr. João Colin). Na ocasião a manutenção estava sendo feita após um vendaval que destelhou parte do prédio.

Durante as obras de reforma da UPA Sul, no ano passado, também houve casos parecidos, todos registrados por servidores da unidade.

Foto: Arquivo Pessoal
Paciente mostrando o machucado após a queda. Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube