Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Temporal de minutos deixa Joinville parada

Ruas alagadas, quedas de árvores, ônibus impactado e falta de luz foram alguns dos transtornos causados na cidade.

Redação, Portal Chuville

13 fevereiro 2025

editado em 14 fevereiro 2025

Compartilhe no Whats
Rua Orestes Guimarães, próximo ao Sesc Joinville - Foto_Fagner Ramos
Rua Orestes Guimarães, próximo ao Sesc Joinville – Foto_Fagner Ramos

Mais uma vez, Joinville sofre com os efeitos dos temporais de verão, causados pela mistura do calor excessivo e uma suposta frente fria que não consegue chegar à cidade, mas traz consigo um acúmulo de água que, em poucos minutos, deixou o município intransitável, gerando diversos transtornos e prejuízos à população.

Por volta das 16h30, o céu escureceu, e o prenúncio de um temporal já indicava que a mesma história se repetiria. Vinte minutos foram suficientes para que ruas ficassem alagadas, árvores caíssem, o transporte fosse afetado, serviços essenciais fossem comprometidos e houvesse falta de luz — um roteiro que o joinvilense já conhece bem.

Várias ruas do Centro encheram rapidamente, paralisando o transporte público no terminal central. Vídeos divulgados nas redes sociais, inclusive do Chuville, mostravam a Rua 9 de Março e as imediações alagadas. Um ônibus que tentou atravessar a via acabou encalhado e travou o trânsito.

Ônibus quebrado na Rua 09 de Março alagada - Foto vídeo nas redes sociais.
Ônibus quebrado na Rua 09 de Março alagada – Foto vídeo nas redes sociais.

No bairro Santo Antônio, um vídeo impressionante mostrou os impactos da forte chuva acompanhada de rajadas de vento. A cidade registrou pelo menos dez ocorrências de quedas de árvores.

Chuva forte com rajadas de vento no Santo Antônio - Foto de vídeo nas redes sociais.
Chuva forte com rajadas de vento no Santo Antônio – Foto de vídeo nas redes sociais.

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (PA Norte) teve sua capacidade de atendimento reduzida devido a infiltrações. Casos mais graves precisaram ser transferidos para outras unidades.

A Defesa Civil de Joinville elevou o nível do Plano de Contingência (Plancon) para o nível laranja às 17h10. A Prefeitura informou que os bairros mais afetados foram Centro, Glória, América, Anita Garibaldi e Nova Brasília.

Vale lembrar que, às 16h35, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para chuva intensa, alagamentos e enxurradas em toda a cidade. O alerta severo é enviado por meio de sinal de GPS e não exige cadastro prévio do número de telefone.

O serviço, administrado pelas Defesas Civis nacional e estadual, é essencial para mitigar danos e evitar perdas materiais e humanas. No entanto, quem mora em Joinville e convive há anos com os mesmos problemas já desenvolveu esse alerta como um sexto sentido.

É sempre importante reforçar que, em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite sobre pontes submersas ou áreas alagadas.

Próximo a morros e encostas, fique atento aos sinais de risco de deslizamento, como postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e no solo.

Ao identificar algum desses sinais, saia do local imediatamente e acione a Defesa Civil.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube