Uma ação da Polícia Civil, por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, ocorreu nesta manhã em Joinville, no dia 18/04, em cumprimento de 26 (vinte e seis) mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville/SC e Palhoça/SC. A investigação apura a suposta prática de conduta popularmente conhecida como “Rachadinha”, na Câmara de Vereadores de Joinville/SC.
O investigado apontado no esquema foi o vereador Nado (PSD). A apuração constata um esquema ilícito voltado ao recolhimento de parte das remunerações dos assessores do vereador para enriquecimento e vantagens políticas, tanto em prol de Nado quanto de seus aliados.
Segundo consta, a empreitada criminosa é articulada por agentes de confiança do parlamentar, que atuam como intermediários entre o recolhimento dos valores e sua destinação final. A atuação de intermediários no esquema criminoso é o motivo pelo qual se denominou a operação policial como “BACKBONE“.
Além da residência do investigado, a Câmara de Vereadores de Joinville também foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Nos locais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares, e documentos relacionados aos fatos sob apuração.
Vereador diz que as denúncias são motivadas pelo ano eleitoral
Em entrevista a meios de imprensa, o vereador Nado disse que esta ação não passa de um engano e vê motivações eleitorais, pois, segundo o mesmo, seu mandato está muito bem e denúncias como esta sempre existem.
Ainda segundo Nado, o salário de vereador sempre volta para a comunidade e não existe esquema de rachadinha, principalmente em seu gabinete.
Ednaldo José Marcos, conhecido como Nado, concorreu ao cargo de vereador em 2021, pelo partido PROS, mas não conseguiu se eleger. Nado assumiu a vaga de Osmar Vicente (PSC), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, em consequência de irregularidades cometidas pelo partido dele nas eleições municipais de 2020. Agora, em 2022, Nado filiou-se ao PSD.
Nado foi apoiador do presidente Bolsonaro nas eleições presidenciais, e suas ações quando empossado na câmara eram a desburocratização da máquina pública, mobilidade urbana, e incentivos à geração de emprego.
Tentamos contato com o vereador, mas não tivemos retorno.