Nesta primeira semana de setembro, a diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte/SC), cumpre agenda em municípios da regional de Joinville: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Garuva e Itapoá.
Desde o início do ano, a executiva estadual está percorrendo as regionais para apresentar a campanha salarial e as atividades do sindicato. Nas últimas semanas, a caravana também tem mobilizado a categoria para a próxima assembleia estadual da categoria, que acontecerá no dia 12 de setembro, em Florianópolis.
Vale destacar que a categoria está em estado de greve desde a última assembleia estadual, realizada no dia 17 de agosto. Se o Governo do Estado não apresentar uma contraproposta às reivindicações da categoria, a educação estadual vai entrar em greve a partir do dia 12 de setembro.
A campanha salarial deste ano engloba a aplicação do piso com descompactação da tabela salarial; reajuste no vale-alimentação; revogação do confisco de 14% dos aposentados; e a realização de concurso público para a Educação.
Durante as visitas, além de apresentar a pauta de reivindicações, as lideranças sindicais também conversam com os trabalhadores para conhecer a realidade de cada escola e as particularidades de cada local.
As visitas fazem parte da Caravana Sinte nas Escolas que, desde março, já percorreu cerca de 100 municípios das regiões Carbonífera, Nordeste, Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste, dentre outras. Ao todo, já foram visitadas aproximadamente 200 escolas nestas regiões.