Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Sindicato denuncia projeto da prefeitura para terceirizar as UPA’s 24h de Joinville

Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville publicou hoje (25), em suas redes sociais, prints do que seria um modelo de contratação do estado do Rio de Janeiro

Redação, Portal Chuville

25 setembro 2023

editado em 25 setembro 2023

Compartilhe no Whats
Upa sul está há dias sem materiais básicos de higiene - Foto divulgação
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej) publicou nesta segunda-feira (25), em suas redes sociais e site, alguns prints do que seria um Termo de Referência para contratação de Organização Social (OS). O objetivo seria a gestão das Unidades de Pronto Atendimento 24h da cidade (UPA’s). Atualmente são três em Joinville: Sul, Norte e Leste que atendem, em média 900 pessoas por dia. A proposta de chamamento público e dois anexos estão publicados na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações), usada pelos governos para tramitar documentos oficiais.

Embora o acesso ainda não seja público, ou seja, a proposta está sendo desenvolvida dentro da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), o Sinsej tornou público por duas razões: pela tentativa de terceirizar três unidades de saúde pública e pelo teor da proposta, que traz parte do conteúdo aparentemente copiado e colado de outro Termo de Referência, usado pela Secretaria de Estado do Rio de Janeiro.

Print publicado pelo Sinsej mostra a proposta sendo desenvolvida. Foto Divulgação

 

 

Documento ainda está com assinatura do governo do estado do Rio de Janeiro. Foto Divulgação

 

“Não bastasse a tentativa de terceirizar o Hospital Municipal São José, agora a gestão do prefeito Adriano Silva (Novo) usa referências de outro estado, como o Rio de Janeiro, para precarizar as UPA’s também”, argumenta a presidente do Sinsej, Jane Becker. Ela afirma ainda que o Sindicato, bem como o Comitê em Defesa do Serviço Público e outras entidades, já provaram que este tipo de gestão terceirizada pode ser “terreno fértil para a corrupção”. A solução, segundo Jane, passa por concurso público para melhor atendimento à população.

 

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Joinville, em resposta ao Chuville Notícias, disse que não irá se manifestar sobre o projeto e os prints publicados porque não se trata ainda de um documento público, mas de apenas um projeto que está em desenvolvimento. E que o mesmo, a qualquer momento, pode ser finalizado ou editado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube