Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Setembro Amarelo no Brasil: Conscientização e Prevenção do Suicídio

Setembro Amarelo no Brasil desempenha um papel fundamental na conscientização e prevenção do suicídio, enfatizando a importância da saúde mental, do apoio emocional e da solidariedade.

Redação, Portal Chuville

22 setembro 2023

editado em 21 setembro 2023

Compartilhe no Whats

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que ganhou destaque no Brasil nos últimos anos. Com o objetivo de informar, sensibilizar e combater esse grave problema de saúde pública, o mês de setembro se tornou um período de mobilização nacional para abordar a questão do suicídio e promover a importância da saúde mental.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Dados sobre suicídio

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

A prevenção do suicídio é uma questão muito séria e complexa que requer intervenção profissional e apoio emocional. Os óleos essenciais, por si só, não são uma solução para questões tão graves como o suicídio. No entanto, eles podem ser usados como parte de uma abordagem mais abrangente para o bem-estar emocional e mental. Aqui estão alguns óleos essenciais que podem ser utilizados em um contexto de apoio emocional, mas é crucial enfatizar que eles não devem substituir tratamento médico ou psicológico adequado:

1. Lavanda: 2. Camomila Romana 3. Hortelã-Pimenta 4. Sândalo 5. Frankincense (Olíbano)

Os óleos essenciais podem ser usados como uma ferramenta adicional para promover o bem-estar emocional, mas eles não devem ser a única intervenção em casos tão graves. A prevenção do suicídio é um tópico extremamente sério, e a segurança e o suporte adequados devem ser priorizados em todos os momentos

conheça-me melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube