Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Sessão Itinerante da Alesc em Joinville discute temas da cidade e aprova projetos para o estado

Projeto da Semana Estadual de Incentivo ao Consumo da Carne Vermelha é aprovado e fomento ao afroempreendedorismo é protelado. Veja como foi o primeiro dia da sessão.

Redação, Portal Chuville

04 junho 2024

editado em 04 junho 2024

Compartilhe no Whats
Sessão Itinerante da Alesc em Joinville
Sessão Itinerante da Alesc em Joinville

Nesta terça-feira, 04/06, ocorreu em Joinville o primeiro dia da Sessão Itinerante Alesc, onde pautas destinadas à região Norte Catarinense foram discutidas, aprovadas ou postergadas por deputados de Santa Catarina.

Presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), a sessão debateu o caso recente de abandono da arbitragem nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), devido à baixa remuneração oferecida pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), com falas dos deputados Mário Mota (PSD) e Fernando Krelling (MDB).

Homenagens a entidades da região de Joinville foram concedidas pelos deputados, como menções aos feitos do time do JEC Futsal, e também às inovações geradas no Instituto Senai, com palavras concedidas ao presidente da Fiesc, Mário Cesar de Aguiar.

Aguiar frisou a importância de Joinville ser o maior PIB do estado e a importância da indústria, que representa 35,5% da geração de riqueza da cidade. Cobrou também melhorias na infraestrutura rodoviária, alvo do discurso de outras entidades presentes na sessão.

Alguns projetos aprovados, outros “barrados” para análise

Durante a sessão, projetos como o Programa Juro Zero, apoio financeiro à apicultura, adequação dos muros das escolas estaduais e informações sobre a qualidade da água discriminadas nas faturas de serviço foram alguns dos temas abordados e aprovados.

Já dois temas, propostos pela deputada Vanessa da Rosa, de Joinville, que ocupou o cargo durante o tempo de licença tirado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), foram protelados.

Um projeto seria a isenção de tarifas de ônibus aos estudantes nos dias de prova do Enem, e o outro seria o projeto de política de fomento ao afroempreendedorismo, visando facilitar o acesso ao crédito e diminuir a informalidade, principalmente entre as mulheres negras.

Mesmo com parecer favorável do relator Fabiano da Luz (PT), os projetos foram alvo de pedido de vista pela deputada Ana Campagnolo, que estava ausente, mas delegou ao deputado de seu partido, Marcius Machado (PL), deliberar pela mesma.

Mesmo ausente, a deputada Ana Campagnolo conseguiu aprovar o PL 51/2024, que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Consumo da Carne Vermelha.

A segunda e última sessão na cidade continua amanhã, com a seguinte programação:

8h30 – Comissão de Turismo e Meio Ambiente;
9h15 – Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul;
10h00 – Comissão de Finanças e Tributação;
10h45 – Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público;
11h15 – Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
14h00 – Sessão ordinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube