A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (7) reduziu o número de participantes mas não cancelou o protesto, organizado pelos servidores públicos de Joinville, por meio do Sindicado da categoria – Sinsej.
O objetivo foi mostrar para a população que passava pela Avenida Getúlio Vargas, no horário de rush, sobre a importância de manter o Hospital São José sob gestão pública. O atual prefeito, Adriano Silva (Novo), já apresentou proposta de licitar a unidade, que é referência em traumatologia, queimados e tratamento ao AVC, para uma Organização Social, tal como é feito atualmente com o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria. A ideia também é compartilhada entre alguns vereadores, entre eles o presidente do Legislativo, Diego Machado (PSDB).
No ato desta quinta, estavam presentes professores, profissionais da saúde, funcionários do Hospital São José, representantes de outros sindicatos, como o dos Metalúrgicos e dos Professores. A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) também participou do protesto.
“Não é só o São José que o prefeito Adriano quer privatizar, as UPA’s 24h também estão na lista, sem falar outros setores. Quem ainda tem dúvida se isso é bom, é só pesquisar o quanto as Organizações Sociais já estiveram envolvidas em processos de corrupção Brasil afora”, lembrou a presidente do Sinsej, Jane Becker.
“Defender o SUS é defender a vida. Dediquei minha vida ao SUS e sei o quanto isso faz a diferença para as pessoas. Gestão privada nenhuma será capaz de dar conta do que os servidores públicos fazem no dia a dia”, disse Antônia Grigol, que já foi secretária de Saúde na gestão Carlito Merss (PT) e atualmente é presidente do partido na cidade.
Confira as fotos: