Joinville começou a instalar botoeiras com sinal sonoro em semáforos de pedestres, visando melhorar a acessibilidade e garantir maior segurança para pessoas com deficiência visual e idosos.
A primeira fase contempla cinco pontos estratégicos da cidade, definidos em conjunto com a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidev).
O equipamento emite sinais sonoros, vibratórios e conta com informações em braile, orientando o pedestre durante a travessia.
Um dos primeiros locais a receber o dispositivo foi o cruzamento da rua Santa Catarina com a rua Ary Barroso, onde representantes da Ajidev e técnicos do Detrans testaram o funcionamento do sistema nesta segunda-feira (14). Ajustes ainda serão realizados.
Segundo o Departamento de Trânsito, a nova tecnologia reforça a segurança viária e promove autonomia para pessoas com deficiência visual. A ativista Lizi Telles, que é cega, participou do teste e destacou a importância da medida: “Ter autonomia é fundamental. Caminhar pelas ruas com segurança é qualidade de vida”, afirma.
Além da rua Santa Catarina, as botoeiras estão sendo instaladas em:
-
Rua Nove de Março (em frente ao Terminal Urbano)
-
Rua Pedro Lobo com rua Jacob Richlin
-
Rua Dr. João Colin com rua Princesa Isabel
-
Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Hospital São José)
Como funciona
Para ativar o modo sonoro, basta manter o dedo encostado no botão por três segundos até ouvir a mensagem “Travessia solicitada, aguarde”. No início do sinal verde para pedestres, um “bip” contínuo é emitido, junto ao som de travessia. No fim, o equipamento avisa com um sinal mais rápido. Caso o botão seja tocado por menos tempo, a travessia é acionada normalmente, mas sem o sinal sonoro.