O secretário de Finanças da Prefeitura de Rio Negrinho foi preso na manhã desta quarta-feira (11) durante a Operação Intraneus. Ele é suspeito de ter desviado mais de R$ 3 milhões dos cofres públicos municipais da cidade do Planalto Norte de Santa Catarina.
Conforme o MP (Ministério Público), fazia transferências de valores da prefeitura para as contas bancárias pessoais e de uma empresa, da qual ele é supostamente dono.
Segundo o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, o investigado trabalha no serviço público há mais de 10 anos e, há dois meses, atuava como chefe da pasta de Finanças. Desvios teriam sido identificados pela equipe de controle de fiscalização da prefeitura.
“Neste mesmo momento, entrei em contato com o MP, promotora, procurador municipal e iniciamos uma investigação muito sigilosa. No último dia 5, quando todo mundo estava na enchente, cuidando de seus pertences, de suas vidas, esse servidor fez mais um depósito na conta da sua empresa. No mesmo momento conseguimos fazer o flagrante dele e encaminhar a documentação para a promotoria pública”, conta Treml.
Nesta quarta-feira (11), foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de automóveis e de imóveis do investigado, além de imóveis de terceiros e de uma empresa. Um dos mandados de busca foi cumprido na sede da Prefeitura de Rio Negrinho, especialmente nos locais de trabalho do investigado.
A operação foi realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça de Rio Negrinho, e contou com a participação da Polícia Científica, por meio da Gerência Regional de Joinville.
“Acreditamos na Justiça e que logo o município vai estar recuperando os valores que ele desviou indevidamente”, publicou Treml nas redes sociais.