Abertura oficial ocorreu na noite de quarta-feira e o evento segue durante todo o fim de semana com entrada, estacionamento e centenas de atrações gratuitas
Com o objetivo de resgatar e preservar as tradições de seus colonizadores, Joinville está realizando, após 10 anos, a Festa das Tradições, que contou com a abertura oficial na noite de quarta-feira, dia 11. Durante cinco dias, muitas atrações prometem animar e encantar todo o público presente com danças folclóricas, apresentações musicais e recreativas, além da gastronomia típica.
A noite de abertura da Festa das Tradições contou com a presença de entidades tradicionais e autoridades municipais, dentre elas, o Secretário do Turismo e Cultura, Guilherme Gassenferth e o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado, que fizeram o uso da palavra, ressaltando a importância de resgatar as tradições e culturas trazidas pelos colonizadores alemães, poloneses e italianos, bem como agradeceram o público presente e convidaram todos a prestigiarem a festa durante o fim de semana.
A cerimônia de abertura do evento também contou com a sabragem do espumante e a sangria do barril de chopp, trazendo também apresentações culturais de grupos folclóricos. A noite festiva ainda contou com o lançamento do Instituto de Promoção e Eventos de Joinville, a Promoville que terá a missão de desenvolver e fomentar ações estratégicas nas áreas de promoção turística, eventos e lazer de interesse da cidade. “A Promoville irá gerar agilidade e rapidez, tornando assim possível que festas como essa que estamos hoje, permaneçam no calendário oficial e possam ser realizadas todos os anos, tendo assim autonomia para executar a gestão das ações e captar recursos”, destaca a idealizadora Talita Silva.
Neste ano, a Festa das Tradições ocorrerá em cinco dias, encerrando neste domingo, dia 15. Durante todos os dias de evento haverá competições típicas de chope em metro e serrador. Além disso, terá gastronomia alemã, italiana, polonesa, brasileira, parque de diversão para as crianças e atividades culturais variadas.
Durante todos os dias, quem for com traje típico irá ganhar o primeiro chopp. O evento é organizado pela TS Eventos e realizado pelo Instituto de Promoção Turística e Eventos de Joinville (Promoville), com apoio da Prefeitura de Joinville.
Colabore
A Festa das Tradições também será um ponto de coleta onde é possível fazer doações de alimentos, produtos de higiene e roupas. Durante o evento serão coletados donativos que serão entregues a pessoas desabrigadas pela chuva.
Confira a programação completa
Programação dia 13/10/2023 – Sexta-feira
18h – Abertura dos portões
19h – Banda Alemã
19h15 – Virada da polenta
19h30 – Oficina: Tradição e Cultura Cervejeira de Joinville e Região (Gratuito). Durante o encontro estará acontecendo uma Brassagem (produção) de cerveja artesanal com exposição dos insumos necessários para fazer uma cerveja em casa.
20h – Dança Folclórica Alemã
20h30 – Concurso do Chopp em metro
Programação dia 14/10/2023 – Sábado
10h – Abertura do evento
11h – Campeonato do Chopp em dúzia
11h30 – Banda Família Dal Ponte – Alemão
11h45 – Concurso do Chopp equilibrista
12h30 – Concurso do Serra Tronco
15h45 – Concurso do Chopp em metro
17h – Banda Italiana
17H45 – Concurso do Vinho gigante
18h30 – Concurso do Vinho equilibrista
19h – Virada da Polenta
19h30 – Dança Folclórica Italiana
20h – Dança Folclórica Alemã
Programação dia 15/10/2023 – Domingo
10h – Abertura do evento
10h30 – Oficina de Brassagem (produção) de cerveja artesanal (participação aberta acompanhada com cervejeiros da ACervA SC e plantadores de Lúpulo)
11h – Dança Folclórica Alemã
11h30 – Concurso do Chopp equilibrista
11H45 – Banda Alemã
12h30 – Concurso do Chopp em dúzia
15h45 – Concurso do Chopp em metro
18h30 – Concurso do Vinho equilibrista
(obs: programação sujeita a alterações sem aviso prévio)
Agende-se
O que: Festa das Tradições 2023
Quando: De 11 a 15 de outubro
Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – ao lado do Centreventos Cau Hansen
Quanto: Entrada Gratuita
Mais informações pelo Instagram @festadastradicoes_jlle.
Fotos: Fabiano Graudin (Foto Globo)