Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Renomada São Paulo Companhia de Dança se apresenta em Joinville

Apresentação ocorre neste domingo, com duas obras na Noite de Gala do festival.

Redação, Portal Chuville

19 julho 2024

editado em 19 julho 2024

Compartilhe no Whats
Escena de Odisseia de Jöelle Bouvier - Foto Clarissa Lambert
Escena de Odisseia de Jöelle Bouvier – Foto Clarissa Lambert

Uma das companhias de dança mais importantes da América Latina, segundo a crítica especializada, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), irá se apresentar na noite de gala do festival, neste domingo, dia 21.

A SPCD apresenta duas obras, “Odisseia” e “Gnawa”, que, segundo seus criadores, provocam reflexões sobre o mundo contemporâneo.

A primeira será “Odisseia”, criação da francesa Joëlle Bouvier. Ela mistura fragmentos das “Bachianas Brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos, com “Paixão segundo São Mateus”, de Bach, e a voz de Maria Bethânia na música “Melodia Sentimental”.

Os bailarinos transformam-se em personagens e em elementos que representam os movimentos migratórios para falar, por meio da dança, sobre o impacto destes deslocamentos na identidade de quem parte e na compreensão do mundo de quem os recebe.

A segunda apresentação será “Gnawa”, a obra mais antiga da companhia ainda em repertório. Criada pelo espanhol Nacho Duato, a peça utiliza os quatro elementos fundamentais (água, terra, fogo e ar) para tratar da relação do ser humano com o universo.

O título refere-se aos gnawas, membros de confrarias místicas que vivem no Norte da África e utilizam a dança e a música para entrarem em uma espécie de transe. Este caráter ritualístico é percebido no espetáculo, em meio aos movimentos baseados nas populações ancestrais e na exploração da comunicação entre o homem e a natureza.

Dois bailarinos que estarão no palco pela SPCD já competiram e ganharam o Festival de Dança de Joinville. Ammanda Rosa, em 2006, e Yoshi Suzuki, em 2007, foram eleitos melhores bailarinos. Ambos fazem parte da SPCD desde a sua criação, em 2008.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) foi criada em 2008 e é um corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo. É gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa. É uma companhia de repertório, com montagens que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e também obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais para a companhia.

A apresentação está marcada para domingo, dia 21, a partir das 19:00, no Complexo Centreventos Cau Hansen, com ingressos disponíveis no site do festival. Clique aqui para adquirir os ingressos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube