A Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama) retomou nesta segunda-feira (28) o processo de requalificação do Cemitério Municipal Rio Bonito. A ação prevê a remoção de restos mortais de sepulturas abandonadas ou sem identificação, que serão transferidos para o Ossário Municipal.
O trabalho segue edital publicado em maio do ano passado, que convocou os responsáveis por 282 sepulturas na Quadra 1 para regularizar a situação. Após ampla divulgação e término do prazo legal, a Prefeitura iniciou a retirada dos restos mortais de 160 sepulturas que permaneciam em estado de abandono.
Segundo a Sama, são consideradas abandonadas as sepulturas sem manutenção, em ruínas ou sem identificação dos responsáveis. Os restos mortais serão armazenados em recipientes lacrados e identificados, com permanência no Ossário por até três anos.
Durante esse período, as famílias poderão solicitar a transferência para outro local. Após esse prazo, o município poderá optar pela cremação ou transferência coletiva.
A requalificação do terreno vai permitir a construção de novas sepulturas de alvenaria, com impermeabilização conforme as normas municipais. Atualmente, não há mais abertura de valas no local.
O Cemitério Municipal Nossa Senhora de Fátima também iniciou processo semelhante, com edital aberto para regularização de sepulturas na Quadra 1. As famílias podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Serviço Funerário (Caserf) pelo WhatsApp (47) 98805-3252.