A possibilidade de chuva volumosa deixou Joinville em alerta e a Defesa Civil da cidade pede atenção aos banhistas para risco de cheias em rios nesta quarta-feira (3). O cuidado deve ser tomado devido a formação de cabeça d’água, um fenômeno causado pelo aumento rápido do nível do rio e correnteza, quando há pancada de chuva nas partes de cima de uma cachoeira, ou na serra.
Toda região Norte está em nível de observação e ainda há a probabilidade de alagamentos pontuais e deslizamentos em Balneário Piçarras, Barra Velha e São João do Itaperiú. Segundo o órgão de monitoramento, essa condição climática está associada a um sistema de baixa pressão.
A orientação é que as pessoas evitem contato com a água em áreas alagadas, não passem em pontes que estejam submersas e que tenham cuidado com crianças próximas de rios, por causa da correnteza.
A medida mais adequada é procurar um lugar seguro para se abrigar, longe de árvores, placas, postes ou outros objetos que possam ser arremessados com a força do vento. Dentro de imóveis, a orientação é ficar longe de janelas e que aparelhos eletrônicos sejam desligados.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.