Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Psicólogo compartilha dicas para auxiliar no combate à depressão

Dicas fazem parte do "Setembro Amarelo", campanha que desde 2015 compartilha informações para combater uma das doenças mais comuns da atualidade

Redação, Portal Chuville

04 setembro 2023

editado em 04 setembro 2023

Compartilhe no Whats

O nono mês do ano traz o reforço para o amarelo, cor que é símbolo de atenção, com o Setembro Amarelo. A campanha iniciada em 2015 busca incentivar a valorização da vida com um chamado para o autocuidado e cuidado mútuo. Por isso, Benevides Silva, psicólogo hospitalar da Hapvida NotreDame Intermédica, compartilha dicas para auxiliar o combate à depressão, como a identificação das características do quadro.

“É importante salientar a diferença entre depressão e tristeza. A depressão é um transtorno caracterizado pela tristeza persistente e pela falta de interesse ou prazer em atividades que anteriormente eram gratificantes e agradáveis. É caracterizada pelo mau humor, sentimento de vazio, desesperança e desânimo”, explica. Conforme o psicólogo, “a tristeza é um sentimento que pode ocorrer por diversos motivos e em diversos momentos da vida, e é autolimitado”.

De acordo com o especialista, quando prolongada, a tristeza pode ser um dos sintomas do quadro depressivo. “Em alguns indivíduos, é possível que o tratamento demande um suporte multidisciplinar, com psicofármacos, para amenizar os sintomas depressivos; e a psicoterapia, para o psicólogo ajudar o paciente a compreender o seu papel no processo. Com o acompanhamento, o profissional atua na mitigação dos sintomas ao conduzir um processo de cura de ressentimentos antigos, combate do sedentarismo e mais assertividade nas escolhas de vida”, orienta.

Benevides ressalta que há ações complementares que contribuem para os resultados do tratamento. “Há algumas atividades que são excelentes, como o exercício físico, que é um ótimo remédio natural para a depressão e outros transtornos. Ao movimentar o nosso corpo por pelo menos 20 minutos ao dia, estimulamos a produção e liberação dos hormônios da felicidade, a endorfina, dopamina e serotonina”, explica. Além disso, o especialista enumera outras ações benéficas, como sair com amigos, meditar, realizar trabalho voluntário, ter um hobby, encontrar grupos de apoio, fazer cursos e aproximar-se da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube