No ano em que se comemora o bicentenário da imigração alemã no Brasil, um projeto cultural nascido em Joinville vai mapear, passo a passo, a cadeia produtiva que envolve pratos típicos da gastronomia de raízes germânicas em Santa Catarina. Dez cidades com reconhecido processo de colonização alemã vão compor o projeto, que terá sua primeira escala em Joinville, já no final de janeiro. Em cada município, dois pratos de diferentes estabelecimentos serão objeto do trabalho. Toda a pesquisa será divulgada em um site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) contemplando histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.
Quem lidera a iniciativa é a Agência Cultural AqueleTrio, da produtora e musicista Marisa Toledo. É a estreia da agência no campo da gastronomia – boa parte de sua experiência é voltada à área da música. De acordo com a produtora, a receptividade dos empresários e profissionais do setor contatados até aqui foi excelente: “Para nós, isso só constata o quanto a gastronomia é identitária, trazendo consigo o senso de pertencimento de um lugar”. Ao final, para Marisa, a expectativa é levar ao mercado e ao poder público um material que ajude a dimensionar o alcance cultural, econômico e turístico dos pratos com origem na Alemanha. “Essa é a maior relevância do projeto: a entrega gratuita à sociedade deste conteúdo integral”.
“Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada” é um projeto realizado pela Agência Cultural AqueleTrio, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio de Hotel Tannenhof e o incentivo de Havan, Urbano Alimentos, Ciser e Celesc.