Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Projeto “Conexão C” promete levar a cultura catarinense para a China

Dança, literatura, cinema, música, gastronomia e muitos outros destaques da cultura de Santa Catarina deverão ser apresentados em mini festivais a partir de fevereiro de 2025, na China

Redação, Portal Chuville

30 outubro 2023

editado em 30 outubro 2023

Compartilhe no Whats

Um audacioso projeto está começando a sair do papel. Assim é o “Conexão C”, que promete divulgar diversos segmentos da cultura catarinense em mini festivais a serem apresentados na China, a partir de fevereiro de 2025. O Caminho Cultural Brasil-China terá grupos de dança, produções de cinema, pratos típicos, livros, fotografia, entre outros costumes catarinenses, os quais serão destaque no chamado “gigante asiático”.

Segundo a idealizadora do projeto, a jornalista e representante da agência de notícias chinesa Xinhua, Izabel Santos, os primeiros passos começaram a ser dados em 2009, quando a Xinhua veio para Joinville, pela primeira vez, fazer a cobertura do Festival de Dança, considerado o maior do mundo pelo Guiness Book. “A China está muito interessada em trabalhar a imagem dela para o mundo; e o Brasil é a menina dos olhos, ou seja, tudo o que for brasileiro interessa e muito aos chineses e é aí que entra a cultura de Santa Catarina, pois já são 25 anos de parceria comercial entre o estado chinês e o catarinense”, explica.

Ela conta ainda que este projeto levou 14 anos para ser desenvolvido durante seu trabalho de voluntariado para a considerada quarta maior agência de notícias mundial: “Havia uma lacuna cultural entre os países e isso prejudica, e muito, os negócios, por isso a importância deste projeto”.

 

Parceria comercial de sucesso

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a China é o principal parceiro comercial de Santa Catarina. Na última década, as exportações cresceram 13,4%, acima da média brasileira, que ficou em 8,8%. Um levantamento feito pelo Observatório Fiesc (Federação das Indústrias de SC), apontou que só no ano passado foram exportados R$ 1,6 bilhão em produtos à China. Entre os principais itens comercializados estão: soja, carne suína, muidezas de frango, compressores para refrigeração e madeira serrada.

Já em produtos importados da China, o mesmo período aponta R$ 11,5 bilhões em semicondutores, revestimento de ferros laminados e transformadores. Atualmente o governo catarinense busca na China uma parceira para desenvolver energia com baixo carbono, também chamada de energia limpa.

 

Curadorias estão sendo finalizadas

Para levar os artistas catarinenses à China, será preciso envolver muito trabalho técnico. Para isso, estão sendo finalizadas curadorias para cada categoria, como dança e gastronomia, por exemplo. Mais de 50 pessoas estão sendo envolvidas neste processo, entre articuladores e professores, afinal serão estes profissionais que irão selecionar quem irá participar do projeto. O edital de participação dos artistas deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2024 e o lançamento oficial do “Projeto Conexão C” está programado para ocorrer em novembro do ano que vem.

“Serão duas turnês por ano, sendo que a primeira está prevista para fevereiro de 2025 e a segunda em julho, pegando o ano-novo chinês e o período de férias escolares”, adianta Izabel. Os locais de apresentação serão nas cidades irmãs chinesas, como Huaibei (Criciúma), Pingdingshan (Balneário Camboriú), Ninghai (Chapecó), Xinxiang (Itajaí) e Zhenzhou (Joinville).

Turismo e negócios estão na mira

Levar artistas e a representação da cultura catarinense para a China tem como principal objetivo alavancar o turismo entre as cidades irmãs. O projeto também vai envolver universidades, como a Udesc. Cursos como o de Turismo e de Relações Internacionais são exemplos de áreas de conhecimento aproveitadas. A ideia é replicar nas universidades catarinenses o mesmo conteúdo apresentado na China.

A classe empresarial também será estratégica. Reuniões estão sendo feitas, com o apoio da Fiesc, da Secretaria Executiva de Articulação Internacional do estado e da Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual por Joinville, Matheus Cadorin (Novo). O objetivo é realizar rodadas de negócios junto aos eventos, ampliando assim a parceria comercial entre a China e Santa Catarina.

 

Respostas de 3

  1. Que Notícia maravilgoza. Parabéns Izabel Santos, fico muito feliz pela Realização desse projeto. Muitas portas se abrirão. Todos Sairão ganhando. Muito sucesso.

  2. A China nos da a impressão de ser um país fechado e misterioso. Esse intercâmbio nos abrirá janelas para a desmistificação de muitos preconceitos… o mesmo poderá ocorrer no lado de lá.
    Creio que será muito enriquecidor para ambos os lados. Sucesso !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube