A vereadora Ana Lucia Martins (PT) protocolou no final do ano passado o projeto de Lei Ordinária 284/2023 que institui a Cidade do Samba no Complexo Centreventos Cau Hansen. O projeto estabelece a criação da Cidade do Samba, composta pela Passarela do Samba, Galpão do Samba e a Vila do Samba.
Conforme o projeto, a Passarela do Samba será na Avenida José Vieira no trecho entre as ruas Itaiópolis e Max Colin, onde será realizado o desfile de carnaval. Já o Galpão do Samba ficará localizado no ExpoCentro Edmundo Doubrawa para acomodação e organização dos materiais das escolas de samba e blocos carnavalescos no dia do desfile e nos 60 dias anteriores;
A Vila do Samba ficará localizada no Centreventos Cau Hansen. Nela, haverá praça de alimentação e eventos culturais e comerciais relativos ao carnaval nos dias de desfiles e nos 20 dias anteriores.
De acordo com o Projeto de lei, ficará de responsabilidade da Secretaria de Cultura e da Liga das Escolas de Samba de Joinville a definição de quais escolas e blocos poderão utilizar a estrutura da Cidade do Samba.
Toda a programação de eventos na Cidade do Samba será definida pela Secretaria de Cultura e Liga das Escolas de Samba.
Ao Executivo Municipal caberá definir as regras para ocupação dos espaços comerciais da Vila do Samba no período que estiver em atividade a Cidade do Samba.