O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) lançou o projeto “Oficinas de Vivência em Teatro”, uma iniciativa em Joinville que visa promover a inclusão social através da arte.
Nesta edição, as oficinas são abertas a todos os usuários do SUS, e não apenas àqueles atendidos por serviços especializados.
Médicos e terapeutas ocupacionais têm a possibilidade de prescrever atividades artísticas como parte do plano terapêutico de seus pacientes, ampliando o acesso à cultura para pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo de Santa Catarina, o projeto oferece 45 vagas gratuitas, divididas em turmas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, física, transtorno mental, surdez ou cegueira.
Nathielle Wougles, presidente do Impar, destaca que a arte é uma poderosa ferramenta para a expressão e desenvolvimento do potencial de cada indivíduo, especialmente para aqueles com deficiência, que muitas vezes têm poucas oportunidades de mostrar suas capacidades.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, e as aulas, além de promoverem a inclusão, são uma forma de integrar a arte ao tratamento de saúde, reforçando o papel do teatro como um espaço de experimentação e desenvolvimento pessoal para os participantes.
Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Impar e a Secretaria de Saúde, que desde 2013 vem promovendo a arte como complemento no tratamento de pacientes.
Além das oficinas de teatro, o projeto também prevê o desenvolvimento de um site em formato acessível para acesso gratuito de estudantes, pesquisadores e outros interessados no acervo pedagógico e artístico do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, criado pelo Instituto Impar em 2012.
Inscrições e início das aulas
As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas de forma online, por meio de formulário eletrônico (acesse aqui) até o dia 20 de setembro. Ao se inscrever, a pessoa precisa informar em qual unidade de saúde ela é atendida, se necessita de transporte acessível, entre outras informações.
As aulas serão realizadas uma vez por semana no Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro) e tem início marcado para 04 de setembro, com duração até junho de 2025. Os encontros serão às quartas, quintas e sextas-feiras, sempre das 9h às 11h.
- Quartas-feiras: Turma Adultos. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
- Quintas-feiras: Turma Adolescentes. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles.
- Sextas-feiras: Turma Crianças. Professores: Robson Benta e Nathielle Wougles.