Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Parte das linhas telefônicas do serviço público de Joinville está incomunicável

Serviços como Saúde, Asssistência Social e de outras secretarias estão afetados há semanas. Linhas telefônicas mudas obrigam servidores a usar telefones particulares para avisar população sobre consultas, por exemplo.

Redação, Portal Chuville

24 abril 2024

editado em 24 abril 2024

Compartilhe no Whats
Foto: Marcos Maluf

Você talvez precisou, nas últimas semanas, entrar em contato por telefone com algum postinho de saúde, unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro órgão municipal e ouviu apenas a linha chamando, sem ninguém atender, certo? Você não está sozinho e não é porque ninguém quer te atender. 

Foi identificado problema em boa parte das linhas telefônicas que atendem os órgãos municipais de Joinville. As grandes demandas são na Saúde e na Assistência Social. Para quem liga o telefone só chama, já do outro lado da linha os aparelhos seguem mudos.

Um servidor público que não quis se identificar afirma que nos postos de saúde, médicos e recepcionistas usam celulares particulares para conversar com a população e avisar sobre consultas agendadas, por exemplo. “Já vi caso de médico que precisou usar o telefone pessoal pra chamar ambulância, onde já se viu isso?”, questiona.

Algumas unidades da Assistência Social ainda usam o aplicativo de mensagens, que tem sido uma alternativa, porém exclui quem não tem acesso à internet e celular.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej) chegou a publicar nesta semama, nas redes sociais, prints de denúncia de servidores de diversas secretarias, reclamando que precisam usar seus celulares e pacotes de internet particulares para trabalhar. Por nota, o Sindicato alertou que é dever do município oferecer ferramentas de trabalho e que qualquer anomalia deverá ser denunciada.

 

O que diz a prefeitura

Por meio de nota da assessoria de imprensa, a prefeitura de Joinville disse que abriu chamado para resolver os problemas junto ao fornecedor do serviço.

Enquanto isso, afirma que a Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) está elaborando edital prevendo a modernização da telefonia fixa dos serviços municipais. Neste momento a Procuradoria Geral está avaliando os detalhes para ser lançado em breve.

Já em relação à telefonia móvel, a prefeitura de Joinville lançou, no fim do ano passado, o Edital 509/23, que homologou em fevereiro deste ano a operadora TIM no valor de R$ 1,7 milhão. O contrato de 50 meses (cerca de quatro anos), deverá fornecer aparelhos smartphones com acesso à internet em regime de comodato (empréstimo) a todas as secretarias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube