Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Os vereadores de Joinville perderam a voz?

Projeto para aumento de salário foi aprovado sem uso da palavra no plenário. E desde então - parlamentares permanecem em silêncio

Redação, Portal Chuville

18 novembro 2023

editado em 18 novembro 2023

Compartilhe no Whats
Sessão Ordinária

Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Por Leandro Ferreira | Editor da Newsletter Guará Jornalismo e colunista político aqui no Chuville!

Os vereadores de Joinville estão sumidos. Lembrei até daquele verso da música sertaneja – “visualizou, mas não quis responder”. Parece mesmo que eles estão envergonhados pelo projeto aprovado nesta semana – com elevação de 34% no salário dos parlamentares a partir de 2025.

O projeto foi assinado por 14 dos 19 vereadores – em uma articulação coordenada pela mesa diretora – que tem na presidência o vereador Diego Machado (PSDB). Os 14 vereadores colocaram o nome à prova – em um projeto que certamente seria alvo de críticas da opinião pública. Precisamos lembrar – nesta mesma cidade os servidores tiveram 4% de aumento em 2023. Os vereadores querem 34%.

Mas a mesma ousadia que tiveram para assinar o projeto – não se evidenciou no dia seguinte. Eles silenciaram, não defenderam o projeto. Apenas Lucas Souza (PDT) argumentou na Comissão de Constituição e Justiça que esta era uma atribuição dos vereadores – fixar o valor do salário dos parlamentares.

Mas isso é muito pouco. Ninguém mais falou nada, nenhum dos 14 autores defendeu o projeto. E o que é mais impressionante – no momento em que foi ao plenário, em que foi aberta a discussão – o silêncio imperou.

E aqui um detalhe – a crítica se impõe também sobre os vereadores que votaram contra o projeto: Alisson (Novo), Neto (Novo), Érico (Novo) e Cleiton Profeta (PL). Se dependesse somente deles, o aumento não ocorreria – mas os mesmos não se pronunciaram, não fizeram uso da palavra para criticar. Nas comissões, por exemplo, Alisson e Neto poderiam pedir “vistas” – mas ao invés disso, deixaram com que os projetos avançassem em tempo recorde.

A estratégia de aprovar o projeto na véspera do feriado teve objetivo evidente – diminuir a repercussão. Os parlamentares sabiam que teriam quase uma semana de distância para próxima sessão. Seguiram à risca a tática – e permanecem em silêncio desde então. Mas a segunda-feira é logo ali.

Respostas de 2

  1. Esses 4 não falaram nada porque também vão ganhar o aumento, só fizeram cera para parecerem bonzinhos.
    em joinville tem diretor de empresa que não ganha este salario que estão pedindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube