O mundo mais que complicado, está hostil. As relações sociais e inclusive familiares, estão cada vez mais desgastadas e esgaçadas. Tudo está muito ESTRANHO. As amizades pessoais, o companheirismo, a relação entre casais e filhos. O AMOR arrefeceu, esfriou, congelou. Me sinto enfraquecido e pasmo, vendo o meu mundo desmoronar. Será que é apenas o meu mundo? Parece que não.
O ser humano, os amigos, os casais, os companheiros, não querem conciliação. Com o amor congelado, querem ARROGÂNCIA, INTRANSIGÊNCIA, INTOLERÂNCIA, seja política, religiosa, familiar ou pessoal. Tudo se encaminha para um GAME OVER ensopado de sangue. Como vaticinou Carl Von Clausewitz, “a guerra é a política por outros meios”. A ideologia cega e irrefletida está nos levando ao CAOS e ao inverno em nossas almas. O fator sofrimento é um instrumento de expiação, prova ou de superação. Nadas ocorre por acaso. O Universo é todo conectado a leis físicas e espirituais. Toda ação gera reação na mesma medida e proporção e todo efeito é oriundo de uma causa. Portanto, não sofremos de graça. Não somos coitados. Diz a Bíblia que o mal é permitido, mas ai daquele que provoca. Então não sejamos propagadores do mal porque sofreremos as consequências.
As reações a morte do Papa Francisco foram sintomáticas pra expressar como a nossa mentalidade está no fundo do poço e como a ALIENAÇÃO e IGNORÂNCIA são os maiores males da humanidade. É a prova viva de que se Jesus Cristo vivesse entre nós com sua PRAXIS de amor, seria crucificado por falsos cristãos fanatizados ideologicamente que nada entendem sobre seu evangelho. Compreendem tudo virado do avesso.
Aos 54 anos, me sinto cansado e sem vontade de querer lutar sob a doce ilusão de tentar mudar a realidade hostil. Estou seguindo a sábia frase de Getúlio Vargas, “deixa tudo como está, pra ver como é que fica”. Por isso, estou me encaminhando para entrar em modo SABÁTICO, me afastando de qualquer projeto político, para realinhar e concentrar minha energia no meu negócio de eventos, no enriquecimento do intelecto e na religação espiritual.
Novos projetos interessantes estão emergindo. Vou passar por uma dieta mental e corporal para reduzir peso, vou usar o tempo livre para leitura de livros com temas pertinentes e relevantes. Vou escrever artigos, ensaios e livros com minhas interpretações visando contribuir no entendimento sobre como combater o domínio do mal que paira sobre nós.
Como sou cristão, sentir o congelamento do amor tem feito mal a minha mente e coração, mas preciso manter o equilíbrio e o discernimento para saber caminhar no pântano mental que estamos enfiados. Não podemos e não devemos esmorecer. Bertold Brecht dizia que aqueles que lutam a vida inteira são necessários e imprescindíveis. Mas a luta não ocorre somente no campo político que vislumbra o poder. Ela pode ser pessoal para nos tornarmos seres humanos melhores, mantendo viva a chama do AMOR, no meu entendimento, o verdadeiro elo da (re)ligação com Deus, a energia inteligente e de amor que permeia o Universo.
Como não estamos nesse planeta a passeio, meu objetivo será construir uma vida confortável e contribuir para reflexões que possam ajudar em alguma possível correção de rota, nem que seja a minha e de algum outro ser humano. Afinal, “salvar um ser humano é salvar o mundo”. Na minha santa arrogância, acredito nessa possibilidade. Passar um período por aqui e não deixar nenhum legado, torna nossas vidas insignificantes. Eu não estarei nessa multidão.