Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

OPINIÃO: sem água não há vida!

Por Jane Becker, professora e presidente do Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville).

Redação, Portal Chuville

18 novembro 2024

editado em 18 novembro 2024

Compartilhe no Whats
Bairros ficarão sem água durante a manutenção - Foto Istock
Bairros ficarão sem água durante a manutenção – Foto Istock
Sindicalista Jane Becker. Foto Arquivo Pessoal

Opinião por:
Jane Becker - professora e presidenta do Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville)

A reeleição do prefeito Adriano, nos obriga a ficar com “um olho no gato e outro no peixe”. Não é novidade alguma que ele e o partido Novo só pensam em privatização, terceirização e destruição do serviço público. Qual o modus operandi para enganar o povo e fazer de conta que o governo não tem nada com isso? Precarização e sucateamento. Assim, passa-se a impressão que os servidores são os responsáveis pelo CAOS provocado pelo serviço precarizado. Infelizmente há quem caia nessa esparrela.

Joinville está sofrendo desde ontem (17) com a falta de fornecimento de água com a paralização pela Águas de Joinville da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, responsável pelo abastecimento de 75% da cidade. Até as unidades de ensino foram afetadas e ficarão sem aula nesta terça-feira. Porém, nenhuma nota de esclarecimento ou solidariedade foi emitida pelo prefeito. Em suas redes sociais, Adriano ostentava, ontem, fotos na praia com prancha de surf, enquanto o povo era surpreendido sem água. É como se o grave problema não afetasse o prefeito. Adriano só foi se pronunciar hoje as 18h, após muita pressão.

Na campanha eleitoral, defendeu com veemência a privatização/terceirização do Hospital São José com argumentos furados. Na verdade, ele já deixou claro num vídeo que os servidores públicos “ganham demais” e por isso o Zequinha precisa sair da gestão pública. Os R$ 95 milhões de orçamento anual, se houver a terceirização, devem virar assunto das páginas policiais como vem ocorrendo com praticamente todas as organizações sociais pelo país afora.

Mas voltando ao assunto deste artigo, Adriano está alucinado para privatizar a Companhia Águas de Joinville (CAJ). Inclusive, a empresa fez um estudo com o intuito de privatizá-la, estudo que já deve estar em suas mãos. Portanto, não nos surpreende que o fato ocorrido com a falta de água em quase toda a cidade não seja parte de uma estratégia repulsiva com o objetivo de precarizar para terceirizar.

Essa política defendida por Adriano vai na contramão do que está acontecendo na Europa, onde o desastre e o caos provocado pelas privatizações no setor de água e esgoto, levaram os governos com ideologias da esquerda à direita a reestatizarem todo o sistema. Os principais motivos? Tarifas abusivas e piora no atendimento à população. Água é um dos setores mais estratégicos que existem para o interesse público. Afinal, sem água não há vida.

Respostas de 3

  1. O desgoverno do tal do partido novo não escondeu de ninguém suas espúrias intenções de privatizar a todo custo. Pois bem: Sugiro aqui pesquisarem a vergonhosa decisão Da Prefeitura de bombinhas que é “repassada” à cada eleição à mesma família (fazem 16 anos que isso acontece) e esta família privatizou a água e esgoto, que ainda não está instalado, Retirando a antiga Casan, que no município vizinho cobra a taxa de 10m2 à 35 reais, e, em Bombinhas, repassando a administração da água à um grupo de nome EGEA. Pois bem: sabem quanto o povo bombinense paga por 10m2 de taxa de água? O absurdo de mais de 100 reais, e sem a instalação do esgoto que provavelmente quando isso acontecer, dobrará a taxa. É isso que o joinvilense quer para o futuro próximo? Ja passou da hora de questionarmos a administração municipal sobre estas espúrias intenções de à tudo privatizar. Afinal, o lucro, mais os custos, não há como fechar a conta que seria mais barato!!!

  2. Parabéns pelo comentário, esse governo Municipal não está nem aí para a população de Joinville, ora fazer manutenção final de semana q toda Joinville está descansando e querem água para fazer suas coisas q só no final de semana conseguem fazer, aí colocam pessoas mal preparadas pra fazer essas manutençoes e acaba acontecendo isso, nunca vi cancelarem as aulas por falta de água, é uma vergonha esse governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube