Os dados da pesquisa MAPA informados na última quinta-feira (28) na Rádio Jovem Pan, merece uma análise política criteriosa. Tudo indica um direcionamento em prol do prefeito Adriano Silva do Novo, colocando em risco a credibilidade do instituto que já foi condenado por inconsistência de dados no registro de pesquisa eleitoral. A sanção foi o pagamento de R$ 53 mil reais de multa.
A hiper valorização do atual prefeito é clara, bem como o enfraquecimento de líderes que obviamente tem mais força e fortalece quem está fraco com o interesse de confundir a ação estratégica dos partidos. Em dezembro de 2022, esse mesmo instituto, deu 92% de aprovação ao governo Adriano Silva. Assim sendo, nem precisa de eleição. É só entregar a chave da cidade para mais 4 anos de DESGOVERNO e INCOMPETÊNCIA.
Fernando Krelling (MDB) foi candidato a prefeito na última eleição somando 18,5% dos votos. Krelling foi reeleito deputado estadual, somando 10,13%, ou seja, 31.841 votos em Joinville e 54,320 em SC. Conforme a pesquisa MAPA, o deputado aparece com 5% atrás do ex-prefeito Carlito Meers (PT) com 8,5%, sendo que não disputa nada desde 2012.
Como Anelisio (PP) vai ter percentual maior que Kennedy Nunes (PTB)? Este foi candidato a senador em 2022 e obteve em Joinville 26,20% dos votos com 78.804 votos. Anelisio como candidato a deputado estadual, somou em Joinville, 2,77% com 8.710 votos. Na pesquisa MAPA, Kennedy aparece com 2,2% e Anelisio com 3,2%. É risível.
Outro fator para desconfiança é o achatamento dos dois Rodrigos. Apresentar Rodrigo Bornholdt (PSB) com 1,6% e Rodrigo Coelho (Podemos) com 0,8% é acintoso. Bornholdt tem feito um trabalho bem elaborado nas redes sociais no último ano e Rodrigo Coelho somou 11,15% dos votos em Joinville na eleição a deputado federal em 2022. Qualquer cientista político sabe que há recall de uma eleição para outra.
Um cérebro com parca inteligência percebe que os dados da pesquisas estão maquiados para favorecer o prefeito Adriano do Novo. O percentual do Sargento Lima serve para iludir a bozolândia na tentativa de direcionar seus adeptos a não “perderem seus votos” e garantir a reeleição do prefeito bolsonarista de sapatênis.
Está claro que essa pesquisa tem o objetivo de tentar colocar um ponto final nas eleições, antes sequer de iniciar o processo e, assim, dar como vencida ao prefeito Adriano por WO.
* Este artigo também teve a participação de Elton Guerra – Cientista Político