A leitura de boas obras e textos é o ponto de partida para estabelecer a mudança mental necessária para se libertar da alienação e com isso, obter sucesso e prosperidade. Já li muitos livros de desenvolvimento pessoal, bem como obras clássicas, principalmente de filosofia e história, minhas preferidas. Já tive dias de glória como profissional do rádio ou de eventos. Já cometi também muitos erros. Já fracassei, já dei a volta por cima e fracassei novamente. Esse sobe e desce faz parte da dialética da vida, porém, com a maturidade, é preciso ser assertivo no foco para evitar os erros.
As escolas e faculdades ensinam o conhecimento técnico, abstrato e filosófico de cada curso. Não ensinam como obter sucesso com a aquisição e prática destes conhecimentos. Porém, os “segredos” do sucesso são possíveis de serem absorvidos e praticados com autores como Napoleon Hill, que expuseram em obras magníficas as leis que determinam o TRIUNFO. Essas leis são oriundas de entrevistas e estudos do método usado pelos maiores empreendedores da história. Óbvio que há equívocos no entendimento sobre as causas e efeitos das crises capitalistas, mas isso não deslegitima os ensinamentos filosóficos de suas obras.
A ambição, a motivação e o desejo ardente são bússolas para impulsionar os aprendizes na empreitada; e o prelúdio para conquistar o sucesso é a filosofia assertiva, que vai inspirar as ações do cotidiano. Inclusive os desbravadores do sucesso devem entender que os fracassos ocasionais expressam lições para serem corrigidas e a mudança das crenças limitantes, ambos são senhas para alcançar a trilha do triunfo. Afinal, não há sucesso sem cometimento de muitos erros, de imensos obstáculos e de mudança mental.
Saiba que os grandes realizadores foram os que mais se depararam com formas duradouras de fracasso temporário e lutaram mentalmente contra a natureza de suas crenças. “Tenha muito cuidado com o que você deseja de coração, porque por certo será seu”.
Ao partir para a aventura do sucesso, bem fundamentada na filosofia e com a motivação adequada, a mentalidade ganha um upgrade que facilita a trajetória e dificilmente não terá algum retorno, seja com insights e ideias que poderão mudar a rotina de suas vidas para melhor. É importante ressaltar que o dinheiro é consequência. O aprendizado e a mudança de mentalidade devem ser os objetivos. Com a mente enriquecida é impossível não alcançar o sucesso e a prosperidade.
O sucesso é resultante de uma simbiose entre a centelha divina no ser humano e na natureza. Por isso, o autoconhecimento é um fundamento tão importante. É preciso se autoconhecer, bem como conhecer a dialética da natureza, onde quimicamente nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, conforme nos ensinou Lavoisier.
Se tudo se transforma, então que se mentalize e trabalhe na constituição de novas ideias, novos produtos, novos empreendimentos, novos projetos que possam ter sentido e utilidade social e/ou econômico e com isso, a vida de seus criadores possa ser transformada pelo merecimento do sucesso.
Se a prosperidade é um princípio bíblico e divino para os seres humanos, então façamos por merecê-la, enriquecendo a nossa mente com sabedoria e elaborando estratégias assertivas para conquistar o almejado sucesso.
Uma resposta
Parabéns pelo texto Carlos Castro.
Infelizmente, nos últimos anos tenho chegado à conclusão de que o conhecimento é limitado, mas a estupidez é ilimitada.
Sempre costumo dizer: “Como é terrível conhecer, quando o conhecimento não favorece quem o possui”.
Como escreveu Vitor Hugo, “Onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe. Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia.”
O Brasil ainda está longe de ser uma democracia. Confundimos política com democracia e esquecemos das injustiças diárias cometidas em nome da mesma.