Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

OPINIÃO: Dengue, há culpado pelas mortes desnecessárias?

Redação, Portal Chuville

01 março 2024

editado em 01 março 2024

Compartilhe no Whats
Carlos Castro

Opinião por:
Carlos Castro - Jornalista

Quanto vale a vida de um bebê, de um mês, para seus pais, familiares e sociedade? E quando essa vida é perdida por uma doença que não deveria existir se houvesse conscientização, prevenção e ação de governo?

É duro afirmar isso, mas essa e as demais mortes por Dengue estão na conta da incompetência do prefeito Adriano Silva, do Novo, que não fez absolutamente NADA pra impedir o avanço da EPIDEMIA dessa doença que assola Joinville. Desde o início do seu desgoverno, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti vem ocorrendo de forma geométrica.

 

Escrevo isso porque fui vitimado recentemente pela Dengue, fiquei uma semana internado e tenho um filho com 2 anos e 10 meses que não está escape de ser picado e infectado pelo mosquito. Pra mim, é inconcebível a dor que eu sentiria se o meu biscoitinho sofresse como sofri com essa doença.

Pior, é saber que tem uma família chorando a dor da perda irreparável de seu bebê por uma doença que contaminou Joinville e que está à beira de colapsar a saúde na cidade. As UPAS e hospitais estão lotados e infestados de casos do mosquito.

 

Por que o governo Adriano não se antecipou ao problema? Afinal, em 2023, Joinville foi a cidade campeã de mortes por Dengue no Brasil e, pelo visto, vamos dobrar o número de mortes neste ano, mantendo a liderança nesse podium maldito.

O prefeito, preocupado com likes em sua rede social e tentando enganar o povo com suas medidas de marketing, ignorou completamente a gravidade dessa doença que mata, inclusive bebês.

 

Joinville precisa de 380 agentes de endemias, porém, tem menos de 80 e o prefeito Adriano, ao invés de abrir concurso urgente e imediato para resolver o problema, preferiu fazer marketing com mutirão em 4 bairros, numa cidade que tem 43 bairros.

Detalhe: quem paga os agentes de endemias é o governo federal. Daí o prefeito não quer assumir a sua responsabilidade perante as mortes desnecessárias que estão ocorrendo???

Não teria responsabilidade se tivesse envidado todos os esforços para se antecipar ao grave problema, planejando e contratando agentes para agir na prevenção, porém, a ignorância e a incompetência predominam nesse desgoverno.

 

Na quarta, o prefeito lançou a informação de que vai realizar um concurso público amplo, incluído para agentes de endemias, porém, diz que serão para miseráveis 223 vagas gerais, isso após dez anos sem concurso, sendo que só dos agentes de endemias seriam necessários 300 novos que seriam pagos pelo governo federal.

Adriano é acintoso até quando toma medida assertiva, claro que não pela sua consciência, mas pela pressão que o Sinsej e o Comitê em Defesa do Serviço Público fazem há muito tempo, inclusive ao protocolar no Ministério Público, em 16 de junho de 2023, um documento requerendo a realização do concurso público e o fim das tentativas de Organizações Sociais picaretas para a gestão da saúde ou da educação.

 

O Partido Novo gera o CAOS e dança valsa à beira do colapso, tanto na saúde de Joinville e Minas Gerais, os dois maiores polos de infecção por Dengue no Brasil.

Os mineiros e os joinvilenses estão sofrendo o efeito de uma política que só serve a uma burguesia tacanha e atrasada, de desmonte do serviço público para privatização e terceirização.

Se tem mortes como consequência, pouco importa. O que interessa é o LUCRO VIL para abarrotar suas contas bancárias. E como diria o famoso personagem de Chico Anísio, Justo Veríssimo, “o povo que se exploda”.

 

Esse contexto trágico e insolucionável exige uma manifestação popular contra o desgoverno de Adriano Silva, que está completamente perdido. Basta de mortes desnecessárias. Vamos articular o Comitê em Defesa dos Serviços Públicos para convocar um grande Ato para o povo joinvilense se manifestar na Praça da cidade e dar a real ao prefeito marketeiro das redes sociais.

O povo é soberano, merece respeito e deve dizer o que pensa sobre o CAOS na saúde e as consecutivas tentativas de Adriano Silva pra implantar o modelo corrupto de Organização Social para gestão na saúde e educação.

 

Chega de incompetência! Basta de casos e mortes por Dengue! Serviço Público deve ter gestão pública e não de OS!

 

Respostas de 3

  1. Vacina não brota da terra. Leia a matéria e entenda por que não tem vacina para todos ainda.
    https://www.estadao.com.br/amp/saude/dengue-por-que-e-dificil-aumentar-a-producao-da-vacina-e-o-numero-de-doses-e-limitado/

  2. Parabéns pelo artigo.
    O governo Federal é sim o grande responsável por essa epidemia porém o prefeito adriano há anos sabe que a nossa cidade é lider em casos e óbitos, por isso deveria estra ´à frente do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube