Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Operação da Polícia Civil faz busca e apreensão em dois gabinetes da Câmara de Vereadores, um vereador foi preso em flagrante

Vereador Mauricinho Soares (MDB) foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e envolvimento com fraude em documentos do Detran. Já Cláudio Aragão (MDB) é acusado de envolvimento em esquema de lajotas para pavimentação. Uma coletiva de imprensa está marcada para o meio dia de hoje

Redação, Portal Chuville

30 novembro 2023

editado em 30 novembro 2023

Compartilhe no Whats
Foto Divulgação

A manhã desta quinta-feira (30) começou agitada na Câmara de Vereadores de Joinville. A Polícia Civil, por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, deflagrou a Operação Profusão, fazendo busca e apreensão em dois gabinetes do Legislativo, além de casas, escritórios. Os gabinetes pertencem aos vereadores Mauricinho Soares e Cláudio Aragão, ambos do MDB. Mauricinho Soares chegou a ser preso em flagrante por porte ilegal de arma. Outra acusação que recai sobre o parlamentar é o suposto envolvimento em esquema de falsificação de dados de documentos junto ao Detran. Já Cláudio Aragão está sendo investigado por suposto envolvimento em esquema de pavimentação com lajotas.

Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão e duas ordens de suspensão do exercício de atividade econômica, nas cidades de Joinville e Araquari. Segundo apurado, os supostos autores dos fatos orquestraram um esquema ilícito que possibilitou a inserção de um grande número de informações falsas nos sistemas da Autarquia Estadual de Trânsito, possibilitando que mais de 100 (cem) condutores fossem indevidamente beneficiados com a liberação de penalidades a eles aplicadas.

Dentre os investigados, figuram agentes públicos terceirizados do Detran/SC, um despachante e pessoas a ele vinculadas, o vereador Mauricinho Soares (MDB) e um agente ligado a um escritório de advocacia especializado em multas de trânsito. Nos locais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares, e documentos relacionados aos fatos sob apuração.

Participaram da Operação Policiais Civis da Diretoria da DEIC, da CECOR – Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, do Lab-LD/DEIC, da DECOR/DEIC, da 1ª DECOR, da 2ª DECOR, da 4ª DECOR, da DIC de Joinville, da DIC e da DPCo de São Bento do Sul, bem como das Delegacias Regionais de Polícia de Joinville – 2ª DRP e de Jaraguá do Sul – 15ª DRP, em um total de 43 (quarenta e três). Também cooperaram nas diligências Peritos Criminais da Polícia Científica de Santa Catarina. Ademais, a operação contou com o acompanhamento da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville/SC.

Ao meio dia desta quinta está marcada uma coletiva de imprensa, na sede da Delegacia Regional de Polícia, na rua Blumenau, 2103, bairro América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube