Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Oficina de cinema gratuita para estudantes da rede pública de ensino

Instituto estuda novos projetos para as oficinas

Redação, Portal Chuville

13 abril 2024

editado em 13 abril 2024

Compartilhe no Whats
Alunos do projeto Meu bairro filmo eu - Foto divulgação
Alunos do projeto Meu bairro filmo eu – Foto divulgação

Instituto Miguel Abuhab, situado em Joinville, disponibiliza gratuitamente uma oficina de cinema para crianças e jovens da rede pública de ensino, entre 12 e 17 anos, visando o desenvolvimento de projetos no campo audiovisual. A coordenação fica a cargo do multi-artista joinvilense Alceu Bett.

Para participar dos projetos, o aluno precisa estar matriculado na rede pública de ensino. Em seguida, o instituto reúne os pais para detalhar todo o processo metodológico, incluindo encontros, e, se estiverem de acordo, os alunos já começam a participar das aulas ministradas semanalmente nas dependências da Escola Municipal Professor Avelino Marcante. Ainda há 5 vagas disponíveis.

O primeiro projeto idealizado pelo instituto tem o nome de ‘Meu bairro filmo eu‘, conduzido com a metodologia da TOCfE (Teoria das Restrições para a Educação). Será produzido um documentário que retrata histórias reais vividas pelos alunos nos bairros onde residem.

A metodologia da TOCfE envolve um processo de ensino e aprendizagem que utiliza o raciocínio lógico através de ferramentas que desenvolvem, principalmente, o planejamento, a tomada de decisões e a resolução de conflitos.

De acordo com Sandrine Prim, coordenadora do projeto, “As ferramentas da TOCfE serão utilizadas nos processos de elaboração de roteiro, textos, cenário, figurino e captação de imagens, e nosso objetivo é que as crianças entendam que essas ferramentas também podem ser usadas na vida fora da oficina, trazendo o processo de raciocínio lógico para situações do cotidiano”.

Chancela de Alceu Bett

O multi-artista joinvilense Alceu Bett é o coordenador de produção do projeto. Alceu possui formação na TOCfE e já atuou como facilitador da metodologia em outras ocasiões. Segundo ele, “Esta oficina pode ser um despertar para futuros profissionais que se interessem pelo audiovisual e possam se desenvolver nesse mercado, que vem prosperando muito em todo o mundo”.

Ao final do ano, será apresentado um documentário audiovisual que abordará histórias dos bairros onde residem os alunos, com narrativas contadas a partir da perspectiva deles.

Idealizadores do projeto

O projeto foi idealizado pelo empresário Miguel Abuhab. Abuhab é engenheiro mecânico formado pelo ITA, fundador da Datasul e da NeoGrid, multinacional brasileira fabricante de soluções para a cadeia de suprimentos e demanda.

O Instituto Miguel Abuhab (IMA) é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2015 pelo empresário Miguel Abuhab, que trouxe a TOCfE para o Brasil com o objetivo de ensinar as crianças a pensarem de forma lógica e pensamento crítico.

O objetivo ambicioso do IMA é acelerar, no Brasil, a evolução do pensamento crítico e lógico por meio da plataforma TOCfE, projetos sociais e formação de multiplicadores, em crianças, adolescentes e adultos, no setor escolar, acadêmico e na vida pessoal.

A iniciativa do IMA (Instituto Miguel Abuhab) foi contemplada pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência na modalidade financiamento direto, da Prefeitura de Joinville.”

Cartaz do projeto
Cartaz do projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube