O Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme e o Sebrae lançaram, na noite de segunda-feira (24), a Rota Cervejeira de Joinville com a presença de autoridades e empresários. O projeto irá prestar consultoria a produtores de cerveja, restaurantes e outras empresas que podem explorar turisticamente o tema e, até o final do ano, estarão aptos para que agências de turismo ofereçam pacotes com roteiros exclusivos, além de estarem capacitados para receber visitantes em qualquer época do ano. “A intenção é que os empresários desenvolvam novas experiências, para que a rota tenha inúmeros atrativos diferentes, para todos os públicos”, explica a consultora do Sebrae, Julia Nunes.
A gestora de projetos do Sebrae, Milena Zimmermann, explica que a intenção é criar um produto para desenvolver o turismo de experiência das empresas participantes, ainda mais que Joinville tem tradição na fabricação de cervejas. Um ano após a sua fundação, em 1952, a Cervejaria Schmalz foi criada. Surgiram muitas outras cervejarias artesanais ao longo dos anos e o auge foi a fábrica da Antarctica, que funcionou até 1998, quando encerrou as atividades, integrando-se a Ambev. “O Sebrae irá oferecer consultoria para quem for desenvolver produto e capacitação para quem não for. Assim, iremos formatar a rota com as atrações de Joinville”, revela. São 12 vagas de consultoria gratuita. Para participar, é preciso fazer parte do Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme.
Segundo a presidente Cintia Ebert Huang, é uma honra para a Ajorpeme ser o berço da Rota Cervejeira de Joinville. “Este mercado movimenta diversos setores e é um multiplicador de emprego e geração de renda”, revela. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, o turismo é um dos eixos de desenvolvimento para o crescimento da cidade. A presidente da Fampesc, Rosi Dedekind, destacou que ações como esta fortalecem o associativismo.
Além do presidente do presidente do Núcleo Cervejeiro Sandro Jardim, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Souza, e a gerente da Unidade de Turismo e Eventos da Secult, Vanessa Venzke Falk.