Mulher é denunciada por jogar cadela de ponte em Joinville
Animal foi encontrado ferido em uma área de mangue após ser arremessado dentro de um saco plástico; caso é tratado como maus-tratos pelo MPSC.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou uma mulher por maus-tratos contra uma cadela que teria sido arremessada de uma ponte entre os bairros Comasa e Espinheiros, em Joinville. Segundo a denúncia, o animal foi lançado dentro de um saco plástico, com a boca e as patas amarradas, em uma área de mangue. A cadela identificada como Veneza foi resgatada com vida, mas morreu semanas depois.
De acordo com a ação penal ajuizada pela 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, o caso ocorreu em 25 de março de 2025. O Ministério Público sustenta que a acusada agiu com a intenção de provocar a morte do animal ao abandoná-lo em um local considerado de alto risco.
Após o resgate, a cadela recebeu atendimento veterinário e apresentava lesões na cabeça, hematomas e sinais de negligência, como infestação por parasitas. Durante os cuidados, também foi diagnosticada com cinomose. O animal morreu em 31 de maio de 2025.
Segundo o MPSC, além do episódio envolvendo o arremesso da ponte, a mulher teria deixado de prestar os cuidados básicos necessários à saúde da cadela antes do crime. A Promotoria argumenta que a omissão contribuiu para o agravamento do quadro clínico e para a morte do animal.
Na denúncia, o Ministério Público pede a condenação da acusada com base na Lei de Crimes Ambientais, além do pagamento de indenização mínima de R$ 10 mil pelos danos causados. Também foi solicitado o perdimento de bens utilizados na prática do crime, incluindo uma bicicleta elétrica que teria sido usada para transportar o animal.
A denúncia ainda aguarda análise da Justiça para eventual recebimento e abertura da ação penal.




