Quinta-feira, 11 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Início Joinville Caixão para o Billy Esportes Coisarada Seus Pilas Saúde Política
Região Região — tudo São Chico Araquari Barra do Sul Itapoá Garuva
Colunas Colunas — tudo Política - Estamos de Olho! Cultura - Pierre Porto Guia gastronômico Saúde - Mentalidade Consciente
Café com Chuville no rádio! Rede Mais pelo Jornalismo
Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.jpeg?banner=top&when=1781198066&who=6

Joinville intensifica multivacinação com ações em escolas e Dia D em outubro

Campanha nacional mobiliza unidades de saúde e escolas para ampliar cobertura vacinal, com foco em crianças, adolescentes e reforço nas vacinas de HPV e sarampo. .

Joinville intensifica multivacinação com ações em escolas e Dia D em outubro

Durante o mês de outubro, Joinville reforça a campanha nacional de multivacinação com ações voltadas à imunização de crianças, adolescentes e adultos. A iniciativa inclui atividades nas escolas da rede pública e o Dia D de vacinação, marcado para sábado, 18 de outubro.

O Programa Saúde na Escola, parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, vai abordar o tema da vacinação ao longo do mês, com orientações e aplicação de vacinas em horários específicos, mediante autorização dos pais. A ação será conduzida pelas equipes da Atenção Primária, que também atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“A ampliação da cobertura vacinal é essencial para prevenir doenças imunopreveníveis. As equipes de Saúde da Família vão reforçar essa importância e organizar ações junto às escolas”, afirma Jaqueline Fornari, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde.

Além da vacinação, o programa também trata de temas como saúde bucal, alimentação saudável, saúde mental e prevenção de violências, promovendo a integração entre a comunidade escolar e o Sistema Único de Saúde (SUS).

No Dia D, 50 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estarão abertas das 9h às 16h — com exceção da UBSF Jativoca — oferecendo todas as vacinas do Calendário Nacional, como hepatites A e B, poliomielite, pentavalente, sarampo, gripe, febre amarela e HPV.

A vacinação segue disponível durante a semana, nas UBSFs e na Sala de Vacinas Central. É recomendável chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao fechamento das unidades. Os endereços e horários estão disponíveis no site da Prefeitura.

Publicidade
/apidata/imgcache/5b8b731015dd2ab2ac3d5021bbd027b5.webp?banner=postmiddle&when=1781198066&who=6

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial. Também é indicado levar a Carteira de Vacinação, o Cartão Nacional de Saúde e, no caso de menores, documento do responsável. O atendimento é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

A campanha também destaca a vacina contra o HPV, que protege contra o vírus e pode prevenir diversos tipos de câncer, como o de colo de útero. O imunizante é indicado para jovens de 9 a 14 anos, mas estará disponível até dezembro para adolescentes de 15 a 19 anos.

Outra frente é a prevenção contra o sarampo, com vacinação para adultos até dezembro. O público-alvo inclui trabalhadores de portos, aeroportos, rodoviárias, hotelaria, turismo, indústria, motoristas de táxi e aplicativos, além de profissionais da saúde. A vacina pode ser aplicada em pessoas de 12 meses a 59 anos.

Leia também