JOINVILLE 175 ANOS: O futuro de Joinville será o que fizermos hoje!
Artigo escrito especialmente por Arno Kumlehn, Arquiteto Urbanista.
O futuro de nossa cidade será o legado do que fizemos e do que temos feito hoje.
Devemos constantemente medir nossas ações no território que habitamos, para quem sabe, celebrarmos diariamente as oportunidades de vivermos nela.
Devemos entender que a cidade não se resume ao que nela está construído, mas sim o lugar das pessoas, da sua cultura, interesses e sonhos: “onde todos tenham segurança, saúde e prosperar sustentável, serviços básicos e culturais, direitos democráticos e deveres, oportunidades e participação nas decisões políticas. Nenhuma reconstrução de uma infraestrutura decadente será suficiente para assegurar que as cidades sejam seguras, saudáveis, e habitáveis até que as ideias, alma e espírito daqueles que nela residem floresçam.” (Cities fit for People- Üner Kirdar -1997)
Nesses 175 anos, Joinville espalhou-se do mar para serra, do sul para norte, enfrentamos desafios, sentimos as perdas e construímos sucessos. Porém, velhos problemas nos perseguem e desafios surgem em todos os horizontes.
Que não só nos aniversários, mas todos os dias refletimos sobre as soluções e busquemos com ações concretas a busca da cidade sustentável e resiliente, igualitária e de qualidade de vida para todos. Que possamos continuar construindo uma cidade mais acolhedora, próspera e cheia de oportunidades.
Parabéns aos joinvilenses de todos os lugares, desejo para todos mais sucesso, mais saúde, mais conquistas numa cidade que possa ser cada vez melhor.





