Domingo, 14 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Início Joinville Caixão para o Billy Esportes Coisarada Seus Pilas Saúde Política
Região Região — tudo São Chico Araquari Barra do Sul Itapoá Garuva
Colunas Colunas — tudo Política - Estamos de Olho! Cultura - Pierre Porto Guia gastronômico Saúde - Mentalidade Consciente
Café com Chuville no rádio! Rede Mais pelo Jornalismo
Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.jpeg?banner=top&when=1781465497&who=6

JOINVILLE 175 ANOS: O futuro de Joinville será o que fizermos hoje!

Artigo escrito especialmente por Arno Kumlehn, Arquiteto Urbanista.

Imagem de um homem de óculos, com camisa cinza.
Foto: Arquivo Pessoal

O futuro de nossa cidade será o legado do que fizemos e do que temos feito hoje.

Devemos constantemente medir nossas ações no território que habitamos, para quem sabe,  celebrarmos diariamente as oportunidades de vivermos nela.

Devemos entender que a cidade não se resume ao que nela está construído, mas sim o lugar das pessoas, da sua cultura, interesses e sonhos: “onde todos tenham segurança, saúde e prosperar sustentável, serviços básicos e culturais, direitos democráticos e deveres, oportunidades e participação nas decisões políticas. Nenhuma reconstrução de uma infraestrutura decadente será suficiente para assegurar que as cidades sejam seguras, saudáveis, e habitáveis até que as ideias, alma e espírito daqueles que nela residem floresçam.”   (Cities fit for People- Üner Kirdar -1997)

Nesses 175 anos, Joinville espalhou-se do mar para serra, do sul para norte, enfrentamos desafios, sentimos as perdas e construímos sucessos. Porém, velhos problemas nos perseguem e desafios surgem em todos os horizontes.

Que não só nos aniversários, mas todos os dias refletimos sobre as soluções e busquemos com ações concretas a busca da cidade sustentável e resiliente, igualitária e de qualidade de vida para todos. Que possamos continuar construindo uma cidade mais acolhedora, próspera e cheia de oportunidades.

Parabéns aos joinvilenses de todos os lugares, desejo para todos mais sucesso, mais saúde, mais conquistas numa cidade que possa ser cada vez melhor.

Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.webp?banner=postmiddle&when=1781465497&who=6

Leia também