Quinta-feira, 11 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Início Joinville Caixão para o Billy Esportes Coisarada Seus Pilas Saúde Política
Região Região — tudo São Chico Araquari Barra do Sul Itapoá Garuva
Colunas Colunas — tudo Política - Estamos de Olho! Cultura - Pierre Porto Guia gastronômico Saúde - Mentalidade Consciente
Café com Chuville no rádio! Rede Mais pelo Jornalismo
Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.jpeg?banner=top&when=1781196920&who=6

Governo Federal perdoa R$ 5,8 bilhões de dívidas da Azul e Gol

Latam e a falida Varig também são beneficiadas com acordos e renúncias fiscais. .

Governo Federal perdoa R$ 5,8 bilhões de dívidas da Azul e Gol

Na primeira semana de 2025, o governo federal fechou dois acordos para reduzir as dívidas das companhias aéreas Gol e Azul, totalizando um perdão de R$ 5,8 bilhões.

As empresas, que juntas deviam R$ 7,8 bilhões, pagarão R$ 2 bilhões parcelados em até 120 vezes.

A Gol, que tinha uma dívida de R$ 5 bilhões com a Receita Federal, após acordo firmado com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), pagará R$ 880 milhões.

Já a Azul, com uma dívida de R$ 2,8 bilhões, teve o valor reduzido para R$ 1,1 bilhão, também parcelado em 120 vezes.

As empresas alegam que ainda não conseguiram se recuperar dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, que resultou no fechamento de aeroportos e proibições de viagens.

O governo, por sua vez, justifica que os acordos visam impulsionar a economia brasileira, pois a aviação comercial fomenta e movimenta diversos setores, como o turismo.

Chamada de transação tributária, essa negociação também foi realizada com a falida Varig, que deverá pagar R$ 575 milhões à União.

No entanto, no caso da Varig, o governo federal terá que pagar R$ 4,7 bilhões à massa falida da companhia aérea. Esse montante foi estabelecido como indenização pelos prejuízos causados pela política do Plano Cruzado, de 1985 a 1992, período em que os preços das passagens aéreas foram congelados.

O setor aéreo é um dos que mais recebem benefícios do governo, como as renúncias fiscais, nas quais o governo abre mão de parte dos impostos devidos para apoiar o setor.

Publicidade
/apidata/imgcache/5141ccebb56957c056516a11069813ef.webp?banner=postmiddle&when=1781196920&who=6

Em 2024, a Azul deixou de pagar cerca de R$ 774 milhões devido a essas renúncias fiscais. A Gol foi beneficiada com R$ 113 milhões.

Já a Latam é uma das empresas mais beneficiadas. Até o meio de 2024, o governo deixou de arrecadar cerca de R$ 2,4 bilhões da companhia. Os dados do fim do ano ainda não foram divulgados, o que pode significar que o valor final seja ainda maior.

Leia também