ExpoGestão 2026 abre programação com palestra e apresentação da Orquestra Jovem Musicarium
Evento em Joinville vai unir música clássica e gestão empresarial em painel sobre liderança, trabalho em equipe e alta performance.
A abertura da ExpoGestão 2026, em Joinville, terá uma apresentação que mistura música clássica e conceitos de liderança e gestão empresarial. O painel “Vivência Filarmônica: Transcendendo limites pela música” acontece no dia 19 de maio, no palco principal do evento.
A atividade será conduzida pelo maestro e diretor-presidente do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, Sergio Ogawa, acompanhado da Orquestra Jovem Musicarium. A proposta é usar a dinâmica de uma orquestra para abordar temas ligados ao ambiente corporativo, como trabalho em equipe, coordenação de talentos, disciplina e liderança.
Durante a apresentação, o maestro irá intercalar reflexões sobre gestão com performances executadas por cerca de 60 jovens músicos. Entre os temas previstos estão excelência profissional, colaboração, escuta ativa e alinhamento de objetivos dentro das organizações.
Realizada anualmente em Joinville, a ExpoGestão reúne empresários, executivos e profissionais de diferentes áreas para discutir tendências de mercado, inovação e desenvolvimento de lideranças.
Sergio Ogawa atua há mais de 35 anos como maestro e gestor cultural. À frente do Musicarium, lidera projetos de formação musical e expansão da instituição, incluindo intercâmbios internacionais e a construção de um complexo cultural voltado ao ensino e à música de concerto em Santa Catarina.
Nos últimos anos, o Musicarium realizou apresentações na Europa e planeja novas turnês internacionais para os próximos anos, além da criação de uma orquestra filarmônica profissional com estreia prevista para 2030.




